Maringá recebe pela primeira vez a Feira do Empreendedor Sebrae, evento realizado no Paraná Expo com programação gratuita para pequenos negócios ou para quem pensa em empreender, com atendimentos individuais, palestras, oportunidade de crédito e parcerias. Nesta sexta-feira, 25, as atividades ocorrem das 14h às 21h e no sábado, das 10h às 18h. O município oferece linha exclusiva de ônibus com transporte gratuito entre o Terminal Urbano e o local da Feira, com saídas de hora em hora.
Nas 112 cidades da regional noroeste do Sebrae/PR, há cerca de 306 mil empresas, sendo que 94,45% delas são micro e pequenas. A proporção se repete em Maringá, município que se destaca pela implementação de programas, leis e outras medidas que favorecem a abertura e a prosperidade de negócios. É por isso e por parcerias como a firmada pela Prefeitura de Maringá e pelo Sebrae/PR que a cidade foi escolhida para receber a Feira, realizada pelo Brasil em centros estratégicos.
Abertura – Mais de 1,9 mil pessoas visitaram a Feira no primeiro dia do evento, nesta quinta-feira, 24. Na solenidade de abertura, o prefeito Silvio Barros lembrou de recentes ações implementadas na cidade, como adesão à plataforma ‘Contrata + Brasil’, e ressaltou a importância de legislações que facilitem a rotina empreendedora, como o Descomplica Paraná. “Os pequenos negócios são extremamente importantes para o desenvolvimento das nossas cidades. E eu espero que aqui nessa Feira, vocês possam tirar boas ideias, receber fantásticas informações para que o seu negócio contribua não só para o bem-estar da sua família, mas também para a construção de uma cidade cada vez melhor”, comentou.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, ressaltou a força e o dinamismo de Maringá e região e de quem empreende. ”Obrigado ao município por receber o evento. Trazer a Feira para essa região é reconhecer sua força econômica e seu potencial inovador, além do papel estratégico que exerce no desenvolvimento do Estado”, destacou. “As micro e pequenas empresas são protagonistas da nossa economia. E é por isso que a Feira do Empreendedor é tão estratégica: ela reforça esse protagonismo, gera visibilidade, abre caminhos e fortalece quem empreende. Aqui, temos acesso a conteúdos, ideias, ferramentas e soluções”, completou.
Até o último dia de Feira haverá palestras e orientações sobre marketing, vendas, gestão, finanças, além de rodadas de crédito e negócios. Também há 15 expositores para potenciais parcerias e a feirinha Compre do Pequeno, com dez microempreendedores individuais (MEI) comercializando produtos, como artesanatos e doces.
Inscrições – Para participar da Feira, basta realizar a inscrição online (clique aqui).
Presenças – Também estiveram na abertura o diretor-técnico do Sebrae/PR, Cesar Rissete; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto; o presidente do Sistema Ocepar e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, José Roberto Ricken; a presidente da Câmara Municipal de Maringá, Majô Capdeboscq; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá, José Carlos Barbieri; o presidente da Fampepar, Ercílio Santinoni; o presidente da Faciap, Flavio Gotardo Coelho de Souza Furlan; o gerente da regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni; a presidente da Associação dos Micro e Pequenos Empreendedores Individuais (Ampec) de Maringá e conselheira do Sebrae/PR, Eliane Bento; a prefeita de Astorga, vice-presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de gestão Amusep (ProAmusep), Suzie Pucillo; o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço; além de secretários municipais, conselheiros do Sebrae/PR, lideranças, vereadores e representantes de municípios da região.



