Os Estados Unidos estão conduzindo exercícios militares em Porto Rico, uma ação que intensifica a já crescente tensão na região do Caribe, especialmente com a Venezuela. A Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais estão realizando treinamentos anfíbios e operações de voo no sul da ilha.
Envio de Caças F-35
Em uma medida que pode agravar a situação, dez caças F-35 foram enviados para um aeródromo em Porto Rico. Embora fontes indiquem que a missão é combater cartéis de drogas, essa ação aumenta significativamente a presença militar americana no sul do Caribe. Essa movimentação faz parte de um plano do presidente Donald Trump para reprimir grupos de narcotraficantes.

Advertência de Trump
A situação ficou ainda mais tensa depois que o presidente Trump advertiu publicamente que aeronaves venezuelanas seriam abatidas caso representem uma ameaça para as forças americanas. A declaração foi feita após dois aviões da Venezuela se aproximarem de um navio da Marinha dos EUA em águas internacionais. Trump não deu detalhes sobre a distância que os aviões venezuelanos mantiveram da embarcação.
Essa escalada militar e a retórica agressiva indicam um aumento das tensões na região, com os EUA fortalecendo sua posição militar próxima à Venezuela.

