A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, inicia mais uma edição do ′Clube de Leitura Maringá′. O primeiro encontro será neste sábado, 2, das 9h30 às 11h30, na Biblioteca Centro. O Clube de Leitura é realizado uma vez por mês aos sábados, com um livro escolhido para debate (confira a programação abaixo). O clube é aberto à comunidade e reuniu mais de 500 pessoas nos últimos anos. A participação é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.
A obra selecionada para o mês de março é ′Grande Sertão: Veredas′, do autor brasileiro Guimarães Rosa. O romance é considerado uma das mais significativas obras da literatura nacional e relata a história de um ex-jagunço que vive entre conflitos e amores considerados impróprios para os jagunços do sertão na época.
“O clube proporciona a união das pessoas, traz diferentes opiniões sobre as obras literárias e leva mais conhecimento e cultura por meio da leitura”, afirma o secretário de cultura, Victor Simião.
A gestão tem proporcionado projetos que incentivam a leitura e mantém acervos das bibliotecas municipais sempre atualizados para a comunidade, com investimento de cerca de R$ 50 mil por ano em novos livros. Todos os títulos apresentados no cronograma estão disponíveis nas bibliotecas municipais para empréstimo.
Confira o cronograma e as obras dos encontros do ′Clube de Leitura′ de 2024:
2 de março – ′Grande Sertão: Veredas′, de Guimarães Rosa
6 de abril – ′Quarto de Despejo′, de Carolina Maria de Jesus
4 de maio – ′Estação Carandiru′, de Dráuzio Varella
25 de maio – ′Olhos d′Água′, de Conceição Evaristo
8 de junho – ′O Estrangeiro′, de Albert Camus
6 de julho – ′Lavoura Arcaica′, de Raduan Nassar
3 de agosto – ′Germinal′, de Émile Zola
14 de setembro – ′Tudo é Rio′, de Carla Madeira
5 de outubro – ′O Grande Gatsby′, de Scott Fitzgerald
9 de novembro – ′O fio das missangas′, de Mia Couto
7 de dezembro – ′O conto da Aia′, de Margaret Atwood
Horário: 9h30 às 11h30
Local: Biblioteca Centro (Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, 6090)
*Com a colaboração da estagiária Talita Camozze