Educação do Paraná recebe prêmio do Google voltado à tecnologia no aprendizado

Repórter Jota Silva
Educação do Paraná recebe prêmio do Google voltado à tecnologia no aprendizado. Foto: Phelippe Fernandez

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) recebeu, nesta quinta-feira (02), o prêmio ‘Secretaria Visionária da América Latina’, instituído pelo Google, que reconhece iniciativas inovadoras implementadas por meio da tecnologia na educação, bem como o uso estratégico de ferramentas digitais para apoio à aprendizagem.

A premiação ocorreu na Califórnia (EUA), durante o Google for Education Leader Series, que reúne líderes educacionais públicos da América Latina e Caribe para debater tendências, boas práticas, inovações tecnológicas e o uso de inteligência artificial na aprendizagem. 

Representando o Paraná no evento, o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, comemorou o reconhecimento internacional. “É um reconhecimento de todo o trabalho de inovação que a Secretaria da Educação do Paraná vem realizando ao longo dos anos e que continua avançando. Estou muito feliz como secretário, mas também como professor da rede, por representar esse feito. Agradeço ao governador Ratinho Júnior por confiar e incentivar a inovação na educação, assim como aos funcionários da nossa pasta, os professores e os Núcleos Regionais de Educação, que são parte fundamental desta conquista para o nosso Estado”, celebrou.

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – A Secretaria foi premiada pela implementação de tecnologias de feedback formativo com apoio de inteligência artificial, que permitem acompanhar o desempenho dos professores de forma mais ágil e eficaz. Os principais recursos educacionais digitais implementados na rede estadual do Paraná possuem mecanismos de revisão, apoio pedagógico via IA, gamificação e suporte para a correção de tarefas.

Entre eles estão o Desafio Paraná, que utiliza gamificação e relatórios em tempo real para apoiar a recomposição das aprendizagens; o Khanmigo, tutor virtual de matemática baseado em inteligência artificial; o Fluência Paraná, avaliação de leitura automatizada que fornece diagnósticos precisos da alfabetização; e o Redação Paraná, plataforma de produção textual com correção digital.

“Essas soluções permitem que gestores e professores acompanhem de forma ágil o desempenho dos estudantes, ajustem estratégias de ensino e promovam avanços contínuos na aprendizagem. Foi justamente a consolidação desse ecossistema tecnológico de feedback formativo e análise de dados que garantiu ao Paraná o reconhecimento internacional”, explicou Roni Miranda.

PARCERIA – Em fevereiro de 2025, o Paraná firmou uma parceria inédita com o Google para ampliar o uso de inteligência artificial (IA) nos serviços públicos e, principalmente, na educação. Na ocasião, foram lançadas seis soluções, que já estão em funcionamento, com a meta de chegar a cerca de 30 até o final do ano.

Entre os recursos, estão a correção automatizada de redações, que vai beneficiar mais de 120 mil estudantes do ensino médio, e a Plataforma LIA, voltada à fluência leitora de crianças do 2º ano do ensino fundamental, alcançando inicialmente 30 mil alunos em fase piloto.

A iniciativa também contempla áreas como trânsito, previdência e defensoria pública, além de apoiar a modernização da gestão estadual. O Paraná hoje é referência nacional no uso de IA no setor público, utilizando a tecnologia como ferramenta de apoio para tornar processos mais ágeis e melhorar a qualidade do atendimento à população.

Fotos

Compartilhe este artigo