Deputada Maria Victoria (PP) participa da inauguração da UTI Pediátrica do Hospital da Criança de Maringá

Repórter Jota Silva
Deputada Maria Victoria (PP) participa da inauguração da UTI Pediátrica do Hospital da Criança de Maringá

A deputada estadual Maria Victoria (PP) participa nesta sexta-feira (21) da inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital da Criança de Maringá. Com os 10 primeiros leitos, a UTI atenderá pacientes com idades entre 29 dias e 15 anos incompletos de Maringá e municípios das regiões Noroeste e Norte do Paraná.

“É mais uma etapa no funcionamento dessa grande estrutura que é o Hospital da Criança. Local pensado e planejado para garantir atendimento de qualidade, consultas especializadas, pesquisas sobre doenças raras e cirurgias perto da casa de milhares de famílias paranaenses, que hoje precisam viajar para ter atendimento de qualidade”, afirma.

A deputada Maria Victoria foi a idealizadora da construção do Hospital da Criança, ainda em 2017 durante seu primeiro mandato na Assembleia. O projeto contou com o apoio do Ministério da Saúde, Governo do Estado, Prefeitura de Maringá e Organização Mundial da Família.

A solenidade terá a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, do secretário do Estado da Saúde, Beto Preto, do prefeito Silvio Barros e do secretário municipal da Saúde, Antônio Carlos Nardi, do deputado federal e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, entre outras autoridades.

UTI – A nova ala do Hospital da Criança, que amplia a rede de pediatria dedicada para atendimentos de alta complexidade, terá equipe de médicos especialistas e equipe multidisciplinar especializada no atendimento infanto-juvenil.

As equipes são compostas por médicos intensivistas, enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, auxiliar, técnico de enfermagem, entre outros.

O Hospital da Criança de Maringá é gerenciado pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, possui 24 mil m2 de área construída com 13 blocos.

Atualmente, o Hospital funciona com atendimento ambulatorial em 13 especialidades diferentes, Pronto Atendimento, centro cirúrgico, leitos de hospital-dia, leis de internação e cirúrgicos com atendimento pelo SUS. A unidade possui capacidade para 148 leitos de enfermaria, 20 leitos de UTI pediátrica, 20 leitos de UTI neonatal e 7 salas de cirurgia.