Deputada Maria Victoria (PP) elogia criação do vale-creche em Curitiba

“Medida vai permitir que as mães possam contribuir na renda familiar e que as crianças sejam estimuladas na primeira infância”, afirmou a deputada

Repórter Jota Silva
Por Repórter Jota Silva - Publisher - Jornalista | Registro Profissional - SIRPWEB: Nº 0012600/PR
3 Lidos

O lançamento do vale-creche para atender crianças de 0 a 3 anos foi elogiado pela deputada estadual Maria Victoria (PP). Ela participou do evento na Prefeitura de Curitiba de lançamento da medida que vai beneficiar 3,4 mil famílias curitibanas.

“O vale-creche vai permitir que as mães possam trabalhar, contribuir na renda familiar e que as crianças sejam estimuladas na primeira infância. Parabéns prefeito Eduardo Pimentel e todos os servidores que ajudaram nessa importante conquista”, disse.

A deputada afirmou que defendeu a criação do vale-creche durante a campanha eleitoral de Curitiba. “Foi uma das minhas principais propostas, e estou muito feliz pela sensibilidade e visão da Prefeitura para solucionar um grande problema da nossa capital”.

PRIORIDADE – Durante o evento de lançamento, dez famílias receberam simbolicamente o vale, mas ao todo serão 3,4 mil beneficiados e o valor é até R$ 1 mil.

“Educação para mim é prioridade. Vaga na creche para mim é prioridade e representa nosso cuidado com as famílias e com as nossas crianças. O vale-creche agora é perene, é programa de governo e veio para ficar”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

O benefício permitirá o ingresso de crianças de 0 a 3 anos em instituições privadas de ensino escolhidas pela família, em caráter transitório, até que a rede tenha condições de absorver a demanda de berçário e maternal. O investimento da Prefeitura no benefício é de R$ 49,7 milhões por ano.

A prioridade é para os casos de maior vulnerabilidade social. Poderão receber o vale famílias com renda mensal de até três salários mínimos (valor estadual).

O vale-creche será pago à família e não à instituição que presta o serviço. As famílias aptas a receber o benefício são as que já estão cadastradas no Cadastro Online e serão procuradas pela Secretaria Municipal da Educação, que fornecerá as orientações para utilização do vale.

Caso o valor da mensalidade da creche seja maior que o do vale, a família complementa. Sendo menor, os responsáveis pela criança recebem o valor do custo da mensalidade.

CADASTRO – Para estar habilitada no Cadastro Online e aguardar uma vaga na rede municipal de ensino ou solicitar o vale-creche, a criança precisa ter CPF próprio e constar no Cadastro Online.

As famílias não precisam procurar a Educação, é a secretaria que entra em contato com as famílias que se enquadram nos critérios para receber o vale. Tanto quem precisa de vaga na rede quanto as crianças que serão beneficiárias do vale são as inscritas no Cadastro Online.

Desde 2019, a solicitação de vagas na rede municipal de ensino curitibana para a faixa etária de 0 a 3 anos é totalmente online, por meio do site https://cadastro-online.curitiba.pr.gov.br/login

As vagas são preenchidas conforme a prioridade, como casos de deficiência ou vulnerabilidade.

Saiba Já o Portal de Maringá e do Paraná

Anúncio