Copel declara situação de emergência em Central Hidrelétrica

Repórter Jota Silva
Pequena Central Hidrelétrica Cavernoso, instalada no rio Cavernoso, entre os municípios de Virmond e Candói, no centro-sul do Paraná

A Copel declarou, na noite de ontem (3), estado de emergência na Pequena Central Hidrelétrica Cavernoso, instalada no rio Cavernoso, entre os municípios de Virmond e Candói, no centro-sul do Paraná.

A condição de cheia do rio que levou à declaração de estado de emergência melhorou neste sábado (4). A vazão do rio que atingiu o patamar de 1026 m³/s na madrugada, está em 696 m³/s nesta manhã.

O nível do reservatório que chegou a 562,93 m em relação do nível do mar, superando o limite de 562,75 m para declaração de estado de emergência, reduziu rapidamente nas últimas horas e, às 9h, retornou à cota 562,16 m, dentro do limite normal de operação.  

  • Saiba já: Chuva forte deixa 27 municípios em situação de emergência no Paraná
  • Saiba mais: DER/PR deve liberar a rodovia PR-151 em Jaguariaíva, a partir deste sábado, 4
  • Saiba também: Chuva forte mata 6 pessoas em São Paulo

Pela regulamentação vigente sobre segurança de barragens, para declarar que a situação retornou ao normal, é necessário realizar uma inspeção às estruturas da barragem, o que está previsto para a próxima terça-feira a depender das vazões previstas para o dia.

Cavernoso é uma usina pequena, com potência instalada de apenas 1,3 MW. A Copel mantém contato permanente com a Defesa Civil a respeito da situação.

Fonte: Copel