Contraofensiva da Ucrânia está falhando, afirma Putin

Repórter Jota Silva
Presidente russo, Vladimir Putin, em uma reunião de correspondentes de guerra

O presidente russo, Vladimir Putin, afirma que a contraofensiva da Ucrânia não teve sucesso, com seu exército sofrendo grandes perdas.

Falando em uma reunião de correspondentes de guerra, ele disse que as perdas de Kiev estavam se aproximando de um nível “catastrófico”.

Isso não foi verificado, e o presidente ucraniano Zelensky negou que a contraofensiva esteja falhando.

“Há um movimento para a frente”, disse ele em seu discurso de vídeo noturno.

Ele agradeceu às tropas ucranianas por “cada passo e cada metro de terra ucraniana que está sendo libertada do mal russo”.

Isso foi repetido por Valery Zaluzhny, comandante-em-chefe das forças armadas do país, que escreveu no Telegram que houve “alguns sucessos, estamos implementando nossos planos, avançando”.

Os militares da Ucrânia declararam na quarta-feira que as perdas russas nas últimas 24 horas incluíram 680 soldados, oito tanques e um sistema de defesa aérea. Ambos os lados dão declarações diárias sobre baixas inimigas, que são impossíveis de verificar.

A contra-ofensiva de Kiev está em seus estágios iniciais, e ganhos modestos foram obtidos nas regiões leste de Donetsk e sudeste de Zaporizhzhia. Zelensky também reivindicou avanços em Bakhmut.

Mas a situação não é tão clara quanto as reivindicações triunfantes de libertação que vieram de Kiev no início desta semana.

Na terça-feira, a BBC teve acesso a alguns dos primeiros assentamentos no leste de Donetsk, onde a bandeira ucraniana agora está hasteada . Muitos estão desertos e, em algumas áreas, as forças russas estão recuando.

O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, disse que, embora ainda sejam “primeiros dias”, o progresso está sendo feito para repelir as tropas russas.

“O que sabemos é que quanto mais terras os ucranianos conseguirem liberar, mais forte eles terão na mesa de negociações”, disse ele ao presidente dos EUA, Joe Biden, em uma reunião na Casa Branca.

Sem fornecer provas, Putin disse que os ucranianos perderam mais de 160 tanques, enquanto a Rússia perdeu 54. Ele também sugeriu que as perdas de tropas da Ucrânia foram dez vezes maiores que as da Rússia – insistindo que Kiev não teve sucesso “em nenhum dos setores”.

Seus comentários foram rejeitados por um funcionário dos EUA, que disse anonimamente à agência de notícias AP que eles “não eram precisos” e alertou contra levar a sério as avaliações públicas de Moscou.