Consulta pública da Agepar propõe novas regras para transporte público coletivo no Paraná

Repórter Jota Silva
Consulta pública da Agepar propõe novas regras para transporte público coletivo no Paraná

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) inicia, nesta segunda-feira (12), uma consulta pública para coletar contribuições, sugestões e críticas sobre a proposta de resolução para regulação e fiscalização do transporte público coletivo nas áreas previstas pelo Estatuto da Metrópole.

O novo ato normativo estabelecerá regras gerais para o setor, criando diretrizes legais que orientarão futuras regulamentações. A proposta prevê regras para concessão, contratos e instrumentos contratuais, incluindo critérios para reequilíbrio econômico-financeiro, incentivos e penalidades, metas de qualidade, eficiência operacional, direitos dos usuários e reajustes tarifários.

Impacto da regulação no transporte público

Segundo Cintia Rubim de Souza Netto, chefe da Coordenadoria dos Transportes da Agepar, o tema faz parte da Agenda Regulatória da agência. Ela destaca que a normatização permitirá reunir, em um único documento, premissas gerais do funcionamento do setor e aspectos legais de competência da Agepar, garantindo maior transparência e eficiência.

A resolução abrange os serviços de transporte público coletivo em regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões do Estado do Paraná, conforme estabelecido na Lei Federal nº 13.089/2015 (Estatuto da Metrópole).

Novos direcionamentos para a licitação do transporte na Região Metropolitana de Curitiba

Além de reforçar a regulação e fiscalização, o texto permitirá que a Agepar tenha uma atuação mais organizada na nova licitação do transporte da Região Metropolitana de Curitiba. Essa licitação será conduzida pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) e representa uma iniciativa inédita no estado.

A consulta pública permite que cidadãos, especialistas e entidades contribuam para a formulação das novas regras, promovendo transparência e garantindo que o serviço de transporte público coletivo atenda às necessidades da população de forma eficiente e sustentável.

COMO PARTICIPAR – Os interessados em participar da consulta pública podem enviar sugestões, comentários ou questionamentos do dia 12 maio até o dia 10 de junho, por meio de formulário online, disponível no site da Agepar, por este site. Não serão analisadas contribuições anônimas.

Siga Nosso Canal no WhatsApp!

Para não perder nenhuma novidade, siga nosso canal no WhatsApp e receba as atualizações diretamente no seu celular. CLIQUE AQUI!

Últimas Notícias

Compartilhe este artigo