Comunidade participa da Caminhada da Mulher, ‘Maringá + Cidadania’ e ‘Espaço + Saúde’ neste domingo, 30, no entorno do Parque do Ingá

Programação especial reuniu atividades de saúde, lazer e promoveu a conscientização sobre o fim da violência contra as mulheres

Saiba Já News Portal de Notícias

A Prefeitura de Maringá encerrou o mês de novembro com uma grande mobilização no entorno do Parque do Ingá neste domingo, 30. Centenas de pessoas participaram da programação especial, que reuniu a caminhada “Maringá na prevenção do câncer de mama e pelo fim da violência contra as mulheres” e os serviços gratuitos do “Maringá + Cidadania” e do “Espaço + Saúde”.

A caminhada, promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher), abriu a manhã com concentração em frente ao portão principal do Parque do Ingá. Mil camisetas foram distribuídas aos primeiros participantes.

O prefeito Silvio Barros agradeceu a equipe da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres pela organização da caminhada e à toda a comunidade pela presença. “Começamos o domingo com uma caminhada muito importante de conscientização. Estamos aqui para informar as pessoas que é preciso fazer exames regularmente e sobre a importância do diagnóstico precoce”, afirmou.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Olga Agulhon, convidou as mulheres que estão enfrentando ou já enfrentaram algum tipo de câncer para seguirem à frente na caminhada. “Que vocês sejam as primeiras. Estamos caminhando por duas grandes causas: a prevenção do câncer de mama e de outro ‘câncer’ que muito mata as mulheres, que é a violência”, ressaltou.

A primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros, destacou que a caminhada é um grito de toda a comunidade pela prevenção ao câncer de mama e pelo fim da violência contra mulher. “A violência contra a mulher não é só agressão física, mas também uma palavra mal dita, ferir a imagem da mulher ou praticar assédio moral. Também estamos aqui pela prevenção ao câncer de mama. Caso a doença seja diagnosticada com antecedência, as chances de cura chegam até 98%”, afirmou.

Pra a vice-prefeita Sandra Jacovós, a caminhada foi importante ao trazer os temas da violência contra a mulher e da promoção à saúde para discussão. “Vamos nos valorizar, vamos nos cuidar e vamos nos amar. Conhecemos o nosso lugar na sociedade, a nossa importância, e vamos lutar por isso e pelos nossos direitos”, disse.

Acompanhada pela Rede Feminina do Combate ao Câncer há cinco anos, Aurelina Joaquim da Silva considera a prática de atividade física fundamental. “Movimentar o corpo e interagir com outras pessoas faz bem para a saúde. A caminhada de hoje promoveu não só a conscientização, mas também a integração”, disse.

Moradora de Maringá, Lindalva Fiaux Fernandes participou da caminhada para apoiar a conscientização sobre o câncer devido à perda de uma irmã para o câncer de mama. “Sei o quanto é importante praticar o autocuidado e fazer o exame de mamografia regularmente. Hoje, trouxe a minha filha e o meu marido e juntos vamos apoiar essa causa”, afirmou.

Cidadania e Saúde – Ao longo da manhã, o ‘Maringá + Cidadania’, coordenado pela Secretaria da Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), ofereceu diversos serviços gratuitos em frente ao Parque do Ingá, próximo ao Colégio Regina Mundi. “O ‘Maringá + Cidadania’ ganhou uma edição especial neste domingo, com uma programação intensa de ações promovidas pela Prefeitura de Maringá e com foco especial nas mulheres”, afirmou a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, afirmou que o ‘Espaço + Saúde’ enfatizou as ações de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata. “Uma ação entre secretarias para fortalecer a promoção da saúde no município. A principal forma de combater o câncer é por meio da prevenção, por isso é tão importante fazer exames regularmente, praticar atividade física, manter uma alimentação saudável e evitar o tabagismo”, explicou.

Letícia Isabelle Lima, de 21 anos, descobriu o tipo sanguíneo no ‘Espaço + Saúde’. “Esse tipo de serviço é muito importante para a população que não costuma ir à UBS fazer acompanhamento e, durante um passeio de domingo, tem a oportunidade de cuidar da saúde e receber orientação profissional”, ressaltou.

A parceria com instituições de ensino superior, empresas, voluntários e organizações não governamentais ampliou a oferta de serviços integrados de saúde. Moradores puderam participar de aulas de atividades físicas, receber orientações sobre alimentação saudável, plantas medicinais e enfrentamento ao tabagismo, além de realizar aferição de pressão arterial, glicemia e peso. Práticas integrativas como escalda pés e massagem também foram oferecidas, promovendo relaxamento e cuidado integral.

Compartilhe este artigo