Comitiva de Senadores se reúne em Washington para discutir tarifas dos EUA contra o Brasil

Repórter Jota Silva
Washington DC

Uma comitiva de senadores brasileiros se reuniu em Washington, nos Estados Unidos, neste sábado (26), para preparar a agenda da missão oficial que busca negociar as tarifas de 50% que os EUA pretendem impor a produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

Participaram do encontro os senadores Teresa Cristina (PP-MS), Nelsinho Trad (PSD-MS), Esperidião Amin (PP-SC), Marcos Pontes (PL-SP) e Fernando Farias (MDB-AL). O objetivo da reunião foi alinhar os pontos a serem discutidos com congressistas e representantes do setor produtivo norte-americano.

“Essa preparação é fundamental para garantir uma atuação coesa, institucional e estratégica em nome do Brasil”, afirmou o senador Nelsinho Trad, que coordena a missão.

A comitiva, que deve receber reforços dos senadores Carlos Viana (Podemos-MG), Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) neste domingo, enfrenta o desafio de negociar durante o recesso parlamentar dos EUA, o que fará com que o foco principal seja o setor corporativo.

A iminente taxação, que ainda não teve avanços significativos nas negociações, ocorre em meio a críticas de senadores americanos ao presidente Donald Trump. Em uma carta, eles acusam o presidente de “claro abuso de poder” e de criar uma “guerra comercial desnecessária” ao interferir no sistema jurídico brasileiro. A expectativa é que Trump assine a ordem executiva para a taxação nos próximos dias.

Compartilhe este artigo