Em solenidade realizada nesta quarta-feira, 1º de outubro, no Paço Municipal, o prefeito Silvio Barros, e a presidente da Câmara de Vereadores, Majô Capdeboscq, receberam o caderno ‘Propostas estratégicas para políticas de inclusão para o município de Maringá’, elaborado pela Comissão de Inclusão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codem). O documento propõe a criação de políticas voltadas à inclusão de pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, deficiência intelectual e altas habilidades/superdotação.
O trabalho da Comissão foi desenvolvido de forma intersetorial, envolvendo Câmaras Técnicas de Saúde e Educação, secretarias municipais, entidades de apoio, defensoria pública, especialistas e familiares. Após diagnóstico, estudos de caso, visitas técnicas e escuta ativa, foram elaboradas e consolidadas 50 ações estratégicas, que agora servirão de base para a formulação de políticas públicas efetivas. As propostas foram distribuídas em cinco eixos temáticos: Infraestrutura; Profissionais; Métodos; Intersetorialidade e Regulamentação e Monitoramento.
O presidente do Codem, Mohamad Ali Awada Sobrinho, destacou a importância do trabalho coletivo. “Hoje entregamos um resultado de um trabalho que reuniu mais de 60 pessoas, entre lideranças, especialistas, familiares, que construíram este documento. São propostas estratégicas que oferecem um ponto de partida sólido para políticas públicas de inclusão. Recebemos do prefeito esse desafio em janeiro e conseguimos entregar um ponto de partida concreto. O Codem seguirá como elo entre sociedade civil e gestão pública para construir o futuro que queremos para todos.”
- Prefeitura de Maringá lança ‘Selo Autista a Bordo’ para veículos que transportam pessoas com TEA
- Prefeitura inicia 1º Hackathon GovTech com cerca de 200 participantes
- Escola municipal inova com aulas de golfe
Prefeito e presidente de honra do Codem, Silvio Barros reafirmou o compromisso da administração municipal com a inclusão. “Agradeço ao Codem pelo trabalho realizado. Recebemos o caderno com o maior interesse em abraçar as propostas para tornar a cidade mais inclusiva. Isso exigirá investimentos, mas a Prefeitura, com responsabilidade, tem interesse em implementar essas políticas e cumprirá esse compromisso com a cidade.”
A presidente da Câmara Municipal, Majô Capdeboscq, destacou a importância da participação da sociedade civil, lembrando a contribuição de sua irmã, voluntária no processo. “Recebemos as propostas com grande interesse e a intenção de transformá-las em projetos e políticas públicas que atendam às necessidades reais da população, com atenção especial às mães atípicas e aos desafios que enfrentam no dia a dia.”
Para Guaracy Silva, presidente da Câmara Técnica de Educação e co-gestor da Comissão de Inclusão, o documento representa o esforço coletivo de especialistas e voluntários. “É o resultado de centenas de horas de trabalho, com dedicação de dezenas de voluntários, profissionais e familiares. Esperamos ter contribuído com aquilo que o Codem faz de melhor, que é promover o diálogo qualificado para propor ações transformadoras, com empatia e senso de urgência”, frisou Guaracy Silva, que recebeu durante o evento o troféu ‘Guardião do Desenvolvimento’, em reconhecimento à contribuição ao desenvolvimento de Maringá.
O presidente da Câmara Técnica de Saúde do Codem e co-gestor da Comissão de Inclusão, Érico Diniz, enfatizou a sensibilidade e a iniciativa de todos os envolvidos. “Foi um espaço para que órgãos públicos e famílias construíssem juntos esse trabalho. Este documento é um ponto de partida. A verdadeira vitória será quando cada criança, cada jovem e cada família sentir na prática o efeito dessas políticas inclusivas.”
Presenças – Também participaram da solenidade a vice-prefeita Sandra Jacovós; secretários municipais; membros das Câmaras Técnicas de Educação e de Saúde e outros integrantes do Codem; a primeira-dama e participante da elaboração das propostas, Bernadete Barros; e os vereadores Uílian da Farmácia, William Gentil, Akemi Nishimori, Professor Pacífico, Pastor Sandro e Ângelo Salgueiro.
Foto
