Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, promove entre terça, 18, e quinta-feira, 20, o Festival Afro-Brasileiro. Com oficinas, espetáculos e apresentações de artistas locais, o festival também reúne show do cantor Vinny Santa Fé na quinta-feira, 20, às 20h30. O evento será realizado na Praça do Obelisco, localizada próxima ao Terminal Urbano, na Avenida João Paulino Vieira Filho (confira abaixo a programação completa).
Vinny Santa Fé é um dos grandes nomes da nova geração do samba. Cantor, músico e compositor, ele ganhou destaque nacional com obras autorais que têm conquistado o público. Primeira música de Vinny a tocar nas rádios, ‘Castelo de Um Quarto Só’, gravada por Renato da Rocinha em 2019, ultrapassou 1,5 milhão de visualizações na estreia. Outro sucesso é ‘Pauperrecido’, lançada no TikTok em 2021 e que rapidamente viralizou.
“O Festival Afro-Brasileiro é uma oportunidade de reconhecer a força da cultura negra e valorizar os artistas que constroem essa identidade todos os dias. Celebramos o Dia da Consciência Negra com música, dança, formação e arte de forma acessível para toda a população”, afirma o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.
Programação – Na terça, 18, e quarta, 19, serão realizadas duas oficinas simultâneas. As atividades são gratuitas e abertas ao público. A oficina ‘Luthieria dos Tambores do Maracatu’, conduzida pelo grupo Ingazeiro Cultural, apresenta o processo de construção dos tambores, desde a confecção até as técnicas de amarração, etapa essencial para a preservação da tradição.
A oficina ‘Gingaterapia, realizada pelo Grupo Internacional Capoeira Aliance, oferece capoeira, cultura e atividade física para pessoas idosas, promovendo inclusão e bem-estar por meio da prática.
Na quinta-feira, 20, feriado nacional do Dia da Consciência Negra, as atrações do Festival Afro-Brasileiro começam às 15h, com apresentações de seis artistas e grupos locais. A programação começa com o espetáculo ‘Aséstral’, seguido por bandas que homenageiam grandes nomes da música brasileira.
O público também poderá conferir o documentário ‘Fios Ancestrais’, dança com o grupo ‘Afrobreak Juvenil’, além de música e poesia em ‘Vozes e Versos da Diáspora’ e o espetáculo ‘Encrespando o Tempo’. Para encerrar a noite, às 20h30, haverá o show com o cantor Vinny Santa Fé.
Confira a programação do Festival Afro-Brasileiro 2025:
Terça-feira, 18, e quarta-feira, 19, das 9h às 11h e das 14h às 16h
Oficina: Luthieria dos Tambores do Maracatu – Ingazeiro Cultural
Oficina: Gingaterapia para idosos e pessoas em envelhecimento – Grupo Internacional Capoeira Aliance
Quinta-feira, 20, na Praça do Obelisco
15h – Cia MoonLight – Aséstral
16h – Banda Corda Crua – Banda Corda Crua canta Luiz Gonzaga com Dança Acessível
17h– Minidocumentário com Amarilis Irani – Fios Ancestrais
17h30 – IFFA – AfroBreak Juvenil – A Dança Fala, a Rua Responde
18h30 – Paulo Microfonia – “Vozes e Versos da Diáspora”
19h30 – Orí – Encrespando o Tempo
20h30 – Show com o cantor Vinny Santa Fé.

