Com novo sistema, Guarda Civil de Maringá reduz tempo de resposta a chamados e agiliza atendimentos

Repórter Jota Silva

Nova versão do sistema integra forças de segurança e representa um avanço significativo no atendimento emergencial

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Maringá passou a operar a nova versão do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) Central de Atendimento e Despacho (CAD 3.0). A atualização representa um avanço significativo no atendimento emergencial, com foco na agilidade e na integração entre os órgãos de segurança.

Com o novo sistema, a principal mudança ocorre já no momento da ligação via 153. Isso porque o agente da Guarda passa a identificar em tempo real de onde parte a chamada, permitindo resposta mais rápida e precisa. “O tempo médio entre o registro e a finalização de uma ocorrência variava de 25 a 30 minutos. Com a versão atualizada do sistema, a estimativa é de cinco a 10 minutos em média”, explica o secretário de Segurança, Delegado Luiz Alves.

O Sinesp CAD 3.0, disponibilizada pelo governo federal sem custos ao município, conta com recursos de georreferenciamento e monitoramento em tempo real, incluindo reconhecimento facial e leitura de placas, além do acesso simultâneo a bancos de dados estaduais e federais. Essa integração fortalece a atuação conjunta de diferentes forças, como Polícia Militar, Bombeiros e Guardas Municipais.

Recentemente, uma ocorrência de violência doméstica demonstrou a eficiência do novo sistema. Durante um pedido de socorro à Guarda realizado por uma mulher, o agressor tomou o celular, interrompendo a ligação. Graças ao georreferenciamento do Sinesp CAD 3.0, as equipes identificaram a localização exata da chamada e se deslocaram imediatamente. Em cerca de cinco minutos, chegaram ao endereço e efetuaram a prisão do agressor.

A modernização consolida Maringá como referência em segurança no Paraná. “Com o CAD 3.0, garantimos mais eficiência e transparência no atendimento ao cidadão. Maringá é e continuará sendo modelo para outras cidades do Estado, oferecendo mais segurança para a nossa população e contribuindo com informações estratégicas no combate à criminalidade”, afirma o secretário de Segurança.

A Guarda Civil de Maringá é a única no Paraná que promove a capacitação de guardas de outras cidades interessadas em aderir à plataforma Sinesp CAD.

Compartilhe este artigo