Pela primeira vez, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, promoverá um grande momento de formação com todos os profissionais da rede municipal de ensino antes do retorno das aulas, marcado para 5 de fevereiro. A Jornada Interdisciplinar ocorrerá em 4 de fevereiro, das 7h45 às 11h30 e das 13h às 17h, no Parque de Exposições, e reunirá cerca de 7 mil servidores. Com o tema ‘Todos em cena: a unidade educacional como espaço de encontros e encantos’, a formação reunirá palestras com grandes nomes nacionais sobre inclusão, neurodiversidade e equidade na aprendizagem.
A Jornada Interdisciplinar reunirá profissionais do magistério, administrativos, operacionais, motoristas e demais equipes de apoio que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais. “É um momento fundamental para iniciarmos o ano letivo com vínculos fortalecidos e preparados para construção diária de um ambiente escolar acolhedor e que proporcione oportunidades aos nossos estudantes. Todos juntos vamos caminhar com foco na melhoria contínua da aprendizagem e na construção da escola como espaço de pertencimento”, ressalta a secretária de Educação, Adriana Palmieri.
Sobre as palestras – A programação de palestras reúne especialistas para debater inclusão, equidade e o papel da escola na formação dos estudantes. O neuropediatra Carlos Gadia, referência internacional em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e neurodesenvolvimento, e a educadora Ana Kafa, especialista em inclusão, neurodiversidade e neuroeducação, conduzirão a palestra “Todos cabem no chão da escola: inclusão real, neurodiversidade e o professor como transformador de trajetórias”, com foco em práticas pedagógicas inclusivas e no papel dos servidores na transformação de percursos escolares.
O doutor em Educação Carlos Eduardo Sanches ministrará a palestra “Como aprendizagem com equidade impacta a arrecadação da Prefeitura e a receita da Educação”, abordando a relação entre qualidade da aprendizagem, equidade e os reflexos nos indicadores que influenciam o financiamento educacional. Encerrando a programação, a psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva apresenta “Ver além do diagnóstico: a escola como espaço de pertencimento”, propondo uma reflexão sobre a escola como ambiente de acolhimento, pertencimento e desenvolvimento integral dos estudantes, para além de rótulos e diagnósticos.
A programação das palestras é igual nos dois períodos. No período da manhã, participarão professores e educadores que atuam de manhã nas unidades escolares; professores PSS que atuam nas escolas, auxiliares operacionais, cuidadores, atendentes, diretores, orientadores e nutricionistas. No período da tarde, participam os professores e educadores que atuam à tarde nas unidades, professores PSS que atuam nos Cmeis, supervisores, secretários, motoristas, psicólogos e profissionais dos Centros de Educação Infantil privados e que são conveniados ao município.
Confira a programação:
Período da manhã – Abertura: 7h45
Período da tarde – Abertura 13h15
Palestra 1 – 8h às 9h15 (período da manhã) e das 13h30 às 14h30 (período da tarde)
Tema: Todos cabem no chão da escola: inclusão real, neurodiversidade e o professor como transformador de trajetórias.
Palestrantes: Dr. Carlos Gadia: Neuropediatra – Referência internacional em Transtorno do Espectro Autista e Neurodesenvolvimento e Profª Ana Kafa Educadora – Especialista em Inclusão, Neurodiversidade e Formação, Docente pedagoga e mestre em Educação. Especialista em Neuroeducação, Inclusão Escolar e Desenvolvimento Humano. Pesquisadora de práticas pedagógicas inovadoras e currículos inclusivos.
Palestra 2 – 9h20 às 10h (período da manhã) e das 14h35 às 15h30 (período da tarde)
Tema: Como aprendizagem com equidade impactam a arrecadação da Prefeitura e a receita da Educação
Palestrante: Carlos Eduardo Sanches – Doutor em Educação pela UFPR. Foi secretário de educação de Castro – PR, presidente da Undime Nacional e do Conselho Nacional do Fundeb e, também, conselheiro no Conselho Estadual de Educação do Paraná. Atualmente é especialista sênior e líder de projetos na Diretoria de Gestão e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas e consultor técnico do Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed). Também é professor em cursos de pós-graduação, pesquisador e autor de publicações. Fundou e é Diretor da C. E. Sanches Assessoria e Consultoria que atua junto a governos estaduais, prefeituras, institutos, fundações e órgãos de controle e fiscalização.
Palestra 3 – 10h05 às 11h30 (período da manhã) e das 15h35 às 17h (período da tarde)
Tema: Ver Além do Diagnóstico: A Escola como Espaço de Pertencimento
Palestrante: Ana Beatriz Barbosa Silva – Psiquiatra, palestrante e escritora brasileira. Estudou e se formou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em 2009, dois de seus livros estavam entre os mais vendidos no Brasil na categoria “não ficção”.
Fotos





