Com apoio da Prefeitura, ′Rota das Catedrais′ movimenta economia regional neste sábado, 20

Repórter Jota Silva
Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória

Maringá será ponto de chegada da ′Rota das Catedrais′, evento que ocorre neste sábado, 20, e atrai ciclistas de diversas cidades do País. A largada acontece na Catedral de Londrina rumo à Catedral de Maringá, com um percurso de 120 km. O evento, que conta com 1,5 mil participantes inscritos, movimenta o turismo e a economia regional.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá, Edson Scabora, além da conexão cultural e com a natureza, o evento impacta positivamente na economia dos municípios da região. “Estou muito feliz que Maringá será a parada final de todos esses participantes da ′Rota das Catedrais′. Sem dúvidas isso vai ter reflexos nas hospedagens, transporte, alimentação e entretenimento aqui da nossa cidade”, destaca.

Trajeto – Após a saída de Londrina, os participantes passam pela Catedral Nossa Senhora de Lourdes, na Colônia Lorena, em Cambé. A próxima parada é a Capela Santo Antônio, no patrimônio Caramuru, na divisa entre Cambé e Rolândia. Já em Arapongas, os participantes passam pela Capela São João Batista e, logo em seguida, seguem para Sabáudia, nas capelas Nossa Senhora do Monte Carmo, Santa Luzia e Santo Antônio.

Após 70 km pedalando, os participantes passam pela Igreja Presbiteriana Paul D′Alho, na divisa entre Sabáudia e Mandaguari, em seguida pela capela Sagrada Família e, para finalizar, a Catedral de Maringá.

“Estamos ansiosos para receber todos esses participantes. Os que ainda não conhecem, tenho certeza que se encantarão com a nossa Catedral, que é o nosso principal cartão-postal”, acrescenta Scabora.

O roteiro é planejado pensando também na interação com as belezas naturais, por isso os participantes passam por diversos morros e vales. A largada da ′Rota das Catedrais′ será às 7 horas da Catedral de Londrina, e os participantes têm até às 10h para chegarem à Catedral de Maringá, onde haverá uma estrutura para receber os participantes, familiares e equipes.

O estacionamento interno da Catedral de Maringá será reservado para o evento. A montagem das tendas iniciou nesta quinta-feira, 18, e o local seguirá fechado para veículos até o fim da tarde de sábado, 20. Equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estarão no local no dia do evento, com a van de ′Educação no Trânsito′, para acompanhar a chegada dos participantes e realizar orientação. 

SERVIÇO

O que: Rota das Catedrais 2023

Quando: Sábado, 20

Largada: Catedral Metropolitana de Londrina

Horário da concentração: 5h30

Horário da largada: 7h

Chegada: Catedral de Maringá

Horário final: 17h30