UBS Iguatemi | Entre aplausos e muita emoção, o prefeito Ulisses Maia realizou nesta quinta-feira, 9, o descerramento da placa que denomina a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Iguatemi Padre Thelmo Ricardo Favoretto. A homenagem póstuma foi prestigiada por autoridades, familiares e amigos do padre.
“É uma honra muito grande para a nossa gestão poder fazer parte de um momento como este e entregar essa homenagem para a família do padre Thelmo. A UBS Iguatemi mudou a vida dos moradores do distrito e, sem dúvidas, o padre fez o mesmo por tantas pessoas”, declarou o prefeito Ulisses Maia.
Os pais do padre Thelmo, Neusa Aparecida Favoretto e Ricardo Favoretto, se emocionaram na cerimônia e agradeceram a presença de todos. “Estamos gratos por esta homenagem e por todo o carinho prestado ao nosso filho. Agradecemos a todos aqui que se fizeram presentes para celebrar este momento tão aguardado pela nossa família. Foi lindo e nos deixou muito felizes”, disse a mãe.
História de vida – Nascido em Maringá, Padre Thelmo ingressou na Congregação dos Terciários Capuchinhos de Nossa Senhora das Dores em 1996. Em 1998, iniciou sua trajetória religiosa na cidade de Uberaba, em Minas Gerais. Ele retornou para Maringá dois anos depois para concluir a formação teológica no Seminário Arquidiocesano e ficar mais perto dos pais.
Sua ordenação diaconal chegou em 2004 e o primeiro trabalho pastoral exercido foi na paróquia Senhora da Esperança, em Sarandi. No mesmo ano, recebeu a ordenação presbiteral pelas mãos de Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro Arcebispo de Maringá. Em 2006, o padre Thelmo foi empossado pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, em Iguatemi, lugar onde realizou diversas atividades pastorais com muita dedicação e amor, ao longo dos quase sete anos em que viveu lá.
Padre Thelmo faleceu no dia 27 de novembro de 2012, aos 37 anos, vítima de um acidente de trânsito. Sua vida foi marcada por muito amor e dedicação ao próximo.
