A manhã desta segunda-feira, 12 de maio, marcou o início das festividades do 78º aniversário de Maringá com o tradicional desfile cívico. Mais de 50 instituições participaram do evento, atraindo milhares de pessoas à Rua Alcindo Keller, na área do Antigo Aeroporto. Uma feira gastronômica especial complementou a celebração para a comunidade presente.
A emoção tomou conta do público durante a execução do hino de Maringá, seguida pelo lançamento da canção inédita “Maringá… Feliz… Cidade…”, do compositor Nilthon Barros, com o maestro Jean Michel e a Orquestra Municipal de Viola Caipira. O músico homenageou o prefeito Silvio Barros e a vice-prefeita Sandra Jacovós com placas comemorativas. O desfile em si reuniu mais de 4,5 mil participantes, representando alas militares, entidades civis (públicas e privadas), veículos motorizados e ciclistas.
Em seu discurso, o prefeito Silvio Barros expressou sua gratidão às autoridades e à população. “Maringá celebra mais um ano, e os pioneiros são merecedores de nosso reconhecimento. Eles transformaram uma área de mata em uma cidade próspera. Hoje, celebramos essa história de coragem e trabalho, e nós, maringaenses, temos o privilégio de viver em uma das melhores cidades do Brasil”, enfatizou.
O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destacou a iniciativa “Maringá como Cidade Palco”, que busca envolver a comunidade e valorizar os participantes e espectadores. “Neste ano, tivemos uma grande adesão de entidades e a novidade da feira gastronômica, realizada em parceria com a Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar. Nosso objetivo foi unir cultura, cidadania e lazer em uma grande festa para a população”, explicou.
Moradora de Maringá, Andresa Carvalho acompanhou o desfile com sua família e ressaltou a importância da celebração em comunidade. “Foi emocionante ver meu filho desfilar pelo Tiro de Guerra. Este evento é um momento especial de união e orgulho pela nossa cidade. A feira gastronômica também foi um ponto alto, oferecendo mais opções de lazer”.
Lucineia de Matos, residente em Maringá há mais de 10 anos, assistiu ao desfile cívico pela primeira vez. “Sinto orgulho de ver minha filha participando com a equipe de saúde. O evento foi divertido e bem organizado, e aproveitamos para saborear as delícias da feira ao lado”.
O jovem Murilo Ferreira de Almeida, de 11 anos, que desfilou, compartilhou sua experiência: “Foi incrível, uma experiência única! Não é sempre que temos a oportunidade de sermos vistos por tantas pessoas em um desfile”.
Feira Gastronômica: A feira contou com a participação de diversas barracas das feiras livres de Maringá, oferecendo uma variedade de opções gastronômicas. Andreia Avancini, gerente de controle de Feiras Livres, ressaltou a importância da presença das feiras no evento, fortalecendo seu valor cultural, social e econômico como espaços de convivência e desenvolvimento.
Após o desfile, a Orquestra Maringaense de Viola Caipira embalou o público na feira gastronômica. O maestro Jean Michel comentou: “Enquanto as pessoas aproveitavam a culinária neste espaço agradável, apresentamos nosso repertório tradicional da viola caipira”.
Presenças: O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, líderes de entidades e representantes da sociedade civil organizada, cujos nomes foram detalhados no texto original.