A Câmara de Maringá concedeu, nesta terça-feira (11), o Título de Mérito Comunitário a mulheres maringaenses que se destacam por suas contribuições à cidade, em homenagem ao Mês da Mulher. Cada homenageada foi indicada por um vereador ou vereadora, reconhecendo seu impacto nas mais diversas áreas, como educação, saúde, cultura, empreendedorismo e trabalho social.
O presidente em exercício da Câmara de Maringá, Sidnei Telles, sublinhou que as homenageadas fazem um testemunho incrível do que tem sido a vida das mulheres em nossa região. “Conheço a maioria das homenageadas e posso afirmar que representam de fato as mulheres de nossa cidade, em sua mais diversa experiência”, disse Telles.
Desafios
A procuradora da Mulher da Câmara de Maringá, vereadora Ana Lúcia Rodrigues, enfatizou que a homenagem neste mês destaca a luta pelos direitos, sendo um marco de reflexão, demonstrar a atuação das mulheres, mas sobretudo, para também pensar os desafios enfrentados diariamente.
“A história de cada mulher é marcada pela trajetória de luta e resistência, pois nunca se calaram ou se conformaram com a desigualdade, opressão e ainda hoje continuam na luta por uma sociedade igualitária e que respeite a todos. O mês de março é para refletir os avanços, mas principalmente os desafios”, reforçou a parlamentar.
A vereadora destacou a desigualdade salarial que pode chegar até 40% conforme dados do IBGE; a falta representatividade nos espaços de poder e decisão e, principalmente, o combate da violência contra a mulher que deve ser “abraçado por todos, homens e mulheres”.
“Enquanto nós estamos aqui, milhares de mulheres foram agredidas, sofreram algum tipo de violência em nosso país. Precisamos lutar contra essas desigualdades com urgência cada uma em seu campo de atuação. Afinal, ser mulher no Brasil, é resistir diariamente contra todos os tipos de violência; é ocupar espaços que historicamente foram e ainda, continuam sendo negados; é enfrentar o machismo estrutural e os preconceitos enraizados em nossa sociedade, que resultam nos números de ocorrências de violência”, lembrou a parlamentar.

Humanismo
Representando as homenageadas, a Irmã Mary Scarabelot, ressaltou que não existe distinção de sexo quando o assunto é desenvolvimento humano e parabenizou as mulheres que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
“Minha reverência às mulheres de atitude que ocupam a dianteira e não poupam esforços para estar presentes nos espaços representativos, abrindo as fronteiras e superando a ignorância e a cultura machista que estão arraigadas em nossa sociedade. As novas relações humanas exigem responsabilidade social, afeto e emoção. A conquista agora não se faz pela força, mas sim, pela sensibilidade, diálogo franco no qual a verdade sempre é a base do entendimento”, afirmou Scarabelot.
A homenagem contou com a participação do prefeito Silvio Barros. “Quero homenagear todas as mulheres por tudo que tem feito para termos uma vida melhor. Quando Deus criou o homem, depois de ter formado a Terra, criou o homem e disse assim: não é bom que esteja só; farei para ele uma ajudadora, ou seja, segundo o próprio Deus, criador da vida e de todos os seres humanos, nós somos o sexo fraco porque precisamos da ajuda de vocês”.
O deputado estadual Soldado Adriano, também presente na homenagem afirmou que “O Dia da Mulher é todos os dias” e lembrou que a dedicação de sua mãe não é diferente das homenageadas. “Dona Nega, uma senhora que me criou e meus dois irmãos, trabalhando na roça enquanto bóia fria o dia inteiro no sol quente, na chuva, no frio, para poder sustentar uma família se confunde com a história de muitas de vocês guerreiras e batalhadoras”.

Homenageadas
A iniciativa de homenagear as mulheres no Mês da Mulher, acontece anualmente, e é do vereador Mário Verri e busca valorizar o papel das mulheres no desenvolvimento da cidade. Conheça, a seguir, as homenageadas:
1. Akemi Nishimori -Yaeko Takaki Kawakame
2. Ana Lúcia Rodrigues -Odete de Souza Pires
3. Angelo Salgueiro – Dayani Barbosa
4. Cris Lauer – Letícia Vicente
5. Cristian Marcos Maia da Silva -Valdice Pompanin
6. Daniel Malvezi – Adriana Ubaldini
7. Diogo Altamir Santos – Zelinda Cipriano Simão
8. Flávio Mantovani – Gislaine Aviles Ribeiro dos Santos Souza Silva
9. Giselli Bianchini – Karina Tudela
10. Guilherme Machado – Eni Rodrigues de Abreu Godoi
11. Italo Maroneze – Marinete Scarabelot
12. Júnior Bravin – Vera Lúcia Ribeiro Lopes
13. Lemuel Wilson Rodrigues – Katia Ferreira
14. Luiz Neto – Bernadete Matos Barros
15. Majo Capdeboscq – Leila Sartori
16. Mario Hossokawa – Marcia Miyuki Ito de Oliveira
17. Mário Verri – Clarice Gravena
18. Odair De Oliveira Lima – Menair Moreira Andrade
19. Sandro Martins – Rozeli Aparecida Carvalho dos Santos
20. Sidnei Telles – Vilma Pereira da Silva
21. Uilian Moraes Segura – Mercedes Aparecida Parente Borri
22. William Gentil – Cleuza Jorcuvich Piccinin
























