Chega ao Brasil, avião VC-2 trazendo o grupo de 32 pessoas repatriadas da Faixa de Gaza, com 17 crianças, nove mulheres e seis homens: são 22 brasileiros e dez palestinos; sete são palestinos naturalizados brasileiros e três são palestinos parentes próximos de brasileiros.
O avião pousou na Base Aérea em Brasília às 23h24. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o grupo nesse retorno ao Brasil.Os repatriados aguardavam há mais de um mês para deixar a região do conflito entre Israel e Hamas.
“Agradecemos muito do fundo do coração a todos que ajudaram a gente a chegar aqui. Não estou acreditando ainda que estou aqui, que estou viva”, disse a jovem Shahed Al-Banna, de 18 anos.
- Saiba já: Governo Federal amplia efetivo de combate a incêndios no Pantanal
- Saiba mais: Concurso público para 99 temporários será lançado pelo Ministério da Cultura
No Brasil
A princípio, o grupo ficará hospedado no Hotel de Trânsito de Oficiais, na Base Aérea por, pelo menos, dois dias. Eles receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização por parte do Governo Federal.
Na sequência, o grupo vai se dividir Brasil afora. Vinte e quatro pessoas irão para São Paulo, sendo que 12 ficarão na casa de parentes e outros 12 em um abrigo especializado em acolhimento de refugiados no interior do estado. Quatro ficarão em Brasília, dois seguirão para Florianópolis (SC), um irá para Cuiabá (MT) e outro para Novo Hamburgo (RS).
Ao chegarem ao Brasil, também será feita a regularização migratória, pela Polícia Federal, e a emissão de outros documentos que permitam o acesso a serviços públicos e ao emprego.