Via site Direita Online | O MST vandalizou lojas de vinhos da Salton, em São Paulo, na tarde dessa quarta-feira (8). O grupo enviou apenas mulheres para o ato, que ocorreu na Avenida Pacaembu, zona oeste da capital. O espaço se tornou famoso pelo nome Enoteca Família Salton.
Segundo o grupo, a ação foi um ‘protesto’ contra as vinícolas acusadas de supostamente estarem ligadas às denúncias de trabalho análogo à escravidão, no sul do Brasil: “palavras de ordem e intervenções, o coletivo reforçou a denúncia pública contra as vinícolas ligadas à contratação de mão de obra análoga à escravidão, de trabalhadores nordestinos resgatados na última semana, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul – envolvendo as empresas Salton, Aurora e Garibaldi.”.
O MST também alega ser uma denúncia sobre a “produção de riquezas para uma seleta elite agrária e multinacionais frente à precarização e escravização da classe trabalhadora, com a superexploração dos recursos naturais, e obtenção de lucro recorde obtido com exportações de suprimentos para commodities. Enquanto isso, a maior parcela da população passa fome ou vive em condição de insegurança alimentar”.
O Movimento dos Sem Terra também reclama do ‘lucro recorde’ das vinícolas o que, segundo o grupo de extrema esquerda, permitiria às vinícolas de fiscalizarem as condições dos funcionários. A ‘Família Salton’ não se pronunciou sobre os ataques.
A história da Salton começa na Itália, em 1878, quando Antonio Domenico Salton partiu da cidade de Cison di Valmarino, na região do Vêneto, à procura de oportunidades melhores no Brasil. Ele se instalou na colônia italiana de Vila Isabel, hoje conhecida como a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
A empresa foi formalmente constituída em 1910, quando os irmãos Paulo, Angelo, João, José, Cesar, Luis e Antonio deram cunho empresarial aos negócios do pai, o imigrante Antonio Domenico Salton, que vinificava informalmente, como a maioria dos imigrantes italiano.
Os irmãos passaram a se dedicar à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação “Paulo Salton & Irmãos”, no centro de Bento Gonçalves. Hoje, a Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas brasileiras e líder na comercialização de espumantes nacionais no Brasil. Clique AQUI para ver o site oficial da empresa e vagas de emprego na Salton.
Clique aqui para ver a fonte da notícia e fotos do vandalismo.
Veja também:
- Deputados vão pedir cassação de Nikolas Ferreira por suposta fala transfóbica; “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”
- Brasil registra queda no Indicador Econômico da América Latina no 1º trimestre de 2023
- Lei estabelecerá multa para empresa que descumprir igualdade salarial
- Pacheco recebe condecoração de Alexandre de Moraes por atuação na “defesa da democracia”