Atenção! Inmet alerta para a chegada do ciclone extratropical; sabe o que fazer?

Repórter Jota Silva
Coletiva de imprensa sobre ciclone extratropical na Região Sul.

O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, alerta a população da Região Sul do Brasil para a chegada nesta quarta-feira (12) de um ciclone extratropical em decorrência de uma área de baixa pressão continental entre o norte da Argentina e o Paraguai.

“Este sistema irá se configurar no decorrer de hoje sobre o continente, intensificando os ventos ao longo do dia sobre grande parte da Região Sul, com rajadas que podem superar os 80 quilômetros por hora (km/h). Na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, as rajadas devem ser ainda mais intensas, podendo superar os 110 km/h em alguns pontos”, informa o Inmet.

O Instituto prevê ainda acumulados diários de até 100 milímetros de chuva em algumas áreas do estado. De acordo com o instituto, os ventos devem diminuir de intensidade partir da quinta-feira (13), quando o ciclone extratropical deve se deslocar para o Oceano Atlântico e perder força.

Esse ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que deverá avançar pelo país, causando baixas temperaturas, não apenas no Sul, mas em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir, inclusive, o sul da região amazônica.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) realizou, nesta terça-feira (11), coletiva de imprensa sobre o ciclone extratropical que vai atingir a Região Sul, principalmente, os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a partir desta quarta-feira (12).

As previsões indicam chuva e ventos fortes. Diante do cenário, é importante manter a população informada e, consequentemente, minimizar os impactos.

Participaram da coletiva o diretor do Inmet, Naur Teodoro Pontes, a meteorologista e coordenadora-geral de meteorologia aplicada, desenvolvimento e pesquisa do Inmet, Marcia Seabra e o coordenador do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Tiago Molina Schnorr.

Veja a coletiva completa:

O que fazer durante a passagem do ciclone extratropical?

  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
  • Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Saiba mais:

  • Ciclone, frio e chuva intensa são previstas para as próximas 72 horas no Sul do Brasil
  • Immet prevê que ciclone extratropical e frente fria vão atingir parte do Brasil
ciclone extratropical
Ciclone extratropical

Compartilhe este artigo