Dez passageiros ficaram feridos, sendo nove em estado grave, após um ataque com faca ocorrido na noite de sábado (1º) em um trem que circulava perto de Cambridge, no Reino Unido. A Polícia de Transportes Britânica (BTP) confirmou as informações, e duas pessoas, ambas de nacionalidade britânica, foram detidas sob suspeita de homicídio.
O incidente ocorreu no comboio de alta velocidade que viajava de Doncaster com destino a Londres King’s Cross. O alerta foi dado pelos passageiros, e o trem parou na estação de Huntingdon, na região de Cambridgeshire, onde a polícia e os serviços de emergência foram mobilizados.
Investigação em curso e sem indícios de terrorismo
As autoridades classificaram o incidente como grave e a Polícia Antiterrorista está prestando apoio à investigação. Apesar disso, em entrevista neste domingo (2), a BTP anunciou que não há, até o momento, indícios de que o ataque tenha sido um ato terrorista. As autoridades consideram prematuro determinar as causas do incidente.
“Dez pessoas foram levadas ao hospital, sendo que nove delas sofreram ferimentos graves”, disse o comunicado da Polícia de Transportes Britânica.
O ministro da Defesa, John Healey, sugeriu que tudo indica que o caso foi um incidente isolado. O primeiro-ministro inglês, Keir Starmer, reagiu ao ataque, classificando-o como “profundamente preocupante”.
Os dois detidos foram presos na estação de Huntingdon, a cerca de 120 quilômetros ao norte de Londres. Seus nomes não foram divulgados e a motivação para o ataque ainda é desconhecida e está sob rigorosa investigação. Testemunhas descreveram cenas de pânico e confusão durante a agressão.

