Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.
OK
Saiba Já NewsSaiba Já NewsSaiba Já News
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Maringá
  • Paraná
  • Brasil
  • Mundo
Leitura: Assembleia Legislativa celebra 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão com homenagens e exposição histórica
Compartilhar
Notificação Mostre mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Saiba Já NewsSaiba Já News
Search
  • Saiba Já News
  • Home
    • Home News
  • Últimas Notícias
  • Maringá
  • Paraná
  • Brasil
  • Mundo
  • Categories
    • Technology
    • Entertainment
    • The Escapist
    • Insider
    • ES Money
    • U.K News
    • Science
    • Health
  • Bookmarks
    • Customize Interests
    • My Bookmarks
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Sitemap
Tem uma conta existente? Entrar
Siga-nos
© Saiba Já News - Portal de Notícias - (44) 99710-8995 | Todos os direitos reservados.
Saiba Já News > Últimas Notícias > Paraná > Assembleia Legislativa celebra 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão com homenagens e exposição histórica
Paraná

Assembleia Legislativa celebra 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão com homenagens e exposição histórica

130 anos de amizade entre Brasil e Japao 1895 2025
Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (10), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. Créditos: Orlando Kissner/Alep
Saiba Já News Portal de Notícias
Ultima atualização: 10 de Novembro de 2025 23:19
Saiba Já News Portal de Notícias
Publicado em 10 de Novembro de 2025
Compartilhar

Os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão (1895/2025) foram celebrados na noite desta segunda-feira (10), em sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A solenidade, que marcou esse importante momento das relações diplomáticas entre os dois países, foi proposta pela segunda-secretária da Casa de Leis, deputada Maria Victoria (PP), e pelo deputado Jairo Tamura (PL). O evento teve como objetivo celebrar o aniversário do primeiro Tratado de Amizade, Comércio e Navegação firmado entre Brasil e Japão, em 5 de novembro de 1895, em Paris, na França — acordo que representa o marco inaugural das relações diplomáticas entre as duas nações.

“Hoje celebramos 130 anos de amizade, de cooperação e de respeito entre o Brasil e o Japão. Uma história centenária que ultrapassa fronteiras, distâncias e gerações”, afirmou a deputada. Nascida em Maringá, Maria Victoria lembrou as contribuições dos imigrantes japoneses na construção da cidade. “Maringá foi moldada com o auxílio de mãos japonesas que ajudaram a plantar suas árvores, construir suas ruas e formar a rica identidade da cidade”, disse. “Tenho enorme admiração e carinho pela comunidade nipo-brasileira e pelos valores que o Japão compartilha com o Brasil há tantas gerações”, acrescentou.

Em seu discurso, a parlamentar citou lei de sua autoria que institui o Roteiro Turístico da Imigração Japonesa no Paraná, proposta que busca preservar e divulgar a cultura japonesa e suas contribuições ao desenvolvimento do estado. “O roteiro integra cidades de várias regiões com o objetivo de valorizar a história e desenvolver o turismo cultural, gerando empregos e renda”, explicou.

“Estamos celebrando 130 anos desta parceria, renovando nosso compromisso com os valores que sempre nortearam a relação Brasil-Japão, que são o respeito mútuo, a cooperação e a busca pela prosperidade compartilhada”, afirmou o deputado Jairo Tamura (PL). Também proponente da solenidade, o parlamentar ressaltou que a comunidade japonesa do Paraná continua sendo exemplo de dedicação, trabalho e integração, contribuindo decisivamente para que o estado seja referência nacional em desenvolvimento sustentável e inovação. “Que esta data nos inspire a continuar construindo pontes, promovendo a paz e fortalecendo os laços que nos unem”, finalizou.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maria Victoria (@mariavictoriabb)

Reconhecimento e homenagens

“Eu agradeço muito à deputada Maria Victoria e ao deputado Jairo Tamura por organizarem essa cerimônia. O Japão e o Brasil assinaram o tratado de diplomacia há 130 anos. Desde então, nós vivenciamos muitas histórias de amizade e cooperação. Por isso é muito importante celebrar este evento”, afirmou o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui, que agradeceu pela homenagem recebida da Casa de Leis.

O diplomata e chefe de representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (Erepar), Paulo Fernando Pinheiro Machado, destacou que o Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. “No Brasil, o estado de São Paulo abriga a maior comunidade japonesa, e em segundo lugar está o Paraná. Por isso, é uma comunidade muito especial. Esta cerimônia celebra os 130 anos das relações diplomáticas Brasil-Japão, que trouxeram para o nosso país essa semente do elemento humano”, comentou.

O deputado federal Luiz Nishimori (PSD) não pôde comparecer ao evento, mas enviou um vídeo no qual destacou as relações diplomáticas existentes entre as duas nações e as parcerias nas áreas da agricultura, da ciência e da educação. Representando a Câmara Municipal de Curitiba, o vereador Nori Seto (PP) parabenizou a realização do evento, no qual os deputados “reafirmam o reconhecimento do Paraná à contribuição do povo japonês e da comunidade nikkei para o nosso estado, na economia, na cultura e, sobretudo, nos valores que cultivamos no dia a dia”.

Representante da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná e presidente do Nikkei Curitiba, Everson Takayama falou sobre a relação entre as duas nações, que trouxe riqueza de valores, trabalho e cultura. “Celebramos os 130 anos desta parceria, uma das mais ricas e bem-sucedidas do mundo. Uma amizade que criou raízes no Paraná.” Para ele, ao longo das décadas, o Poder Legislativo tem sido um pilar de apoio, reconhecendo o valor do legado nikkei e facilitando a integração da comunidade. “Essa sessão solene é a prova viva desse compromisso contínuo com a história e o futuro.”

Histórico

As relações diplomáticas entre os dois países foram estabelecidas em 1895, com o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Japão e o Brasil. O marco inicial da imigração japonesa ao Brasil, porém, ocorreu em 1908, com a chegada do navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros imigrantes. Entre 1908 e 1941, cerca de 190 mil japoneses desembarcaram no país, contribuindo para o desenvolvimento agrícola e para a formação de uma rica herança cultural. As relações foram interrompidas durante a Segunda Guerra Mundial, com o rompimento diplomático em 1942.

A reaproximação ocorreu em 1952, com o Tratado de Paz de São Francisco, que restabeleceu os laços e abriu um novo ciclo de cooperação econômica. Nas décadas seguintes, o Brasil recebeu cerca de 53 mil imigrantes japoneses, enquanto empresas e investimentos do Japão impulsionaram setores estratégicos como mineração, siderurgia e papel e celulose.

A partir dos anos 1990, as relações ganharam novos contornos, com o aumento do número de nipo-brasileiros vivendo no Japão — hoje estimados em 210 mil — e com o fortalecimento do diálogo político. Em 2014, os dois países elevaram o vínculo ao status de Parceria Global Estratégica, ampliando a cooperação em áreas como economia, meio ambiente, cultura e justiça. Esse compromisso foi reafirmado em 2024.

Homenageados

Foram homenageados com menção honrosa: o presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, Everson Keiiti Takayama; o presidente da CCM do Brasil, Hirofumi Nakaguiri; o fundador da Elco Engenharia, Nilson Nishimura; o sócio-proprietário da Clínica Clinotam, dentista Sakae Tamura; o diretor financeiro da Eletrofrio, Yukio Kume; os empresários da Casa China, Adécio Toshiaki Nomura e Elio Massatoshi Nomura; o fundador da rede 10 Pastéis, Marcos Nagano; o criador e dono do Ran-yu, Nelson Massahiro Tossa; o executivo da Fluipress, Sidnei Ioshi; o fundador da Elcosul, Paulo Watanabe; o empresário da Cogumelo Pastéis Yamashita, Makoto Yamashita; o ex-deputado estadual e médico Rui Hara; o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ-PR), Arata Hara; o fundador da Associação dos Empresários da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic), Keizo Assahida; o fundador das farmácias Drogaria Nissei, Sergio Maeoka; o diretor financeiro da diretoria executiva da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Teichum Hiramatsu; o conselheiro fiscal do Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão (ICCBJ), Fujio Takamura; o membro da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Mario Azuma; o diretor-presidente regional Paraná da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTP), Yugo William Sakamoto; e o empresário Osmar Kanno.

O evento contou ainda com apresentação de tambores japoneses feita pelo Grupo Wakaba Taikô, do Nikkei Curitiba, com a música Ryouka Ryuusei. O Hino do Japão foi executado pelo Coral Seicho-No-Ie, enquanto o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Paraná foram interpretados pela Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Paraná, sob regência do 1º sargento Eduardo Armstrong Domingues. A ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, também participou da solenidade, que reuniu autoridades, lideranças da comunidade nipo-brasileira, empresários, comerciantes e profissionais de diversas áreas.

Exposição

Além da sessão solene, a Casa de Leis abriu a exposição “80 Anos de Hiroshima e Nagasaki – Inspirando a Cultura da Paz”. A mostra, com obras e registros históricos, celebra o compromisso do povo japonês e do povo brasileiro com a paz, a solidariedade e o diálogo entre as nações. Ela pode ser visitada no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa até 19 de novembro, das 9h às 18h.

Sessão Solene – 130 Anos de Amizade Brasil–Japão (1895–2025)

Acompanhe agora, ao vivo, direto do Plenário Deputado Waldemar Daros, a Sessão Solene em homenagem aos 130 anos de Amizade Brasil–Japão, proposta pela deputada Maria Victoria, 2ª secretária da Alep, e pelo deputado Jairo Tamura. A solenidade celebra a histórica parceria entre os dois países, marcada por laços de cooperação, respeito e intercâmbio cultural. O evento homenageia a comunidade nipo-brasileira, cuja contribuição é essencial para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Paraná e do Brasil. A cerimônia reforça os valores de amizade, integração e diversidade, que unem o povo brasileiro e o japonês há mais de um século.
Veja também

Últimas Notícias | Maringá | Paraná | Brasil

WhatsApp
Siga o Saiba Já News no WhatsApp e fique atualizado com as últimas notícias. Clique aqui!
Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Link de cópia
PorSaiba Já News Portal de Notícias
Seguir:
Saiba Já News Portal de Notícias: Fique por dentro das notícias de hoje sobre Maringá e região. Destaques da terceira maior cidade do Paraná, referência em qualidade de vida.
Notícia anterior 1,3 mil famílias de Rio Bonito do Iguaçu já foram cadastradas para receber recursos do Estado 1,3 mil famílias de Rio Bonito do Iguaçu já foram cadastradas para receber recursos do Estado
Próxima Notícia Previsao do tempo Simepar tempetaturas no Parana 🌞 Terça-feira de Sol e Calor Aumentando no Paraná; Chuva Volta na Quarta
Popular News
Porto Rico e São Pedro do Paraná
Porto Rico

Porto Rico e São Pedro do Paraná registram crescimento no número de empresas e ICMS

Carlos Jota Silva
Carlos Jota Silva
17 de Janeiro de 2026
Londrina terá 150 câmeras de monitoramento com Inteligência Artificial do programa Olho Vivo
Obra de primeiro mundo: restauração em concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 26%
Alerta de Temporais: Fim de Semana no Paraná terá Calor Intenso e Chuvas Pontuais
Saiba já: Saúde alerta para cuidados com aranhas no verão
Saiba Já NewsSaiba Já News
Siga-nos
© Saiba Já News - Portal de Notícias - (44) 99710-8995 | Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Maringá
  • Paraná
  • Brasil
  • Mundo
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Senha

Perdeu sua senha?