Alerta: Sobe para três o número de mortes por intoxicação com metanol em bebida alcoólica adulterada

Repórter Jota Silva

A Prefeitura de São Bernardo do Campo confirmou nesta segunda-feira (29) a segunda morte suspeita por ingestão de bebida alcoólica adulterada com metanol na cidade. A vítima mais recente é um homem de 45 anos que faleceu no último domingo (28), após ser atendido na rede particular.

Com este novo registro, sobe para 3 o número total de mortes suspeitas por intoxicação no estado de São Paulo, sendo dois casos em São Bernardo do Campo (SBC) e um na capital, na região da Mooca, já confirmado pela Polícia Civil.

Detalhes dos Casos em SBC:

  1. Primeiro Caso: Um homem de 58 anos, falecido em 24 de setembro. Foi atendido no Hospital de Urgência.
  2. Segundo Caso (Confirmado hoje): Um homem de 45 anos, falecido em 28 de setembro, atendido na rede particular.

Nos dois casos em SBC, o IML (Instituto Médico Legal) está realizando exames para confirmar ou descartar a contaminação por metanol.

Ações das Autoridades e Alerta à População

A Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo informou que está monitorando o cenário e, através do CCI-SP (Centro de Controle de Intoxicações), orientou os profissionais da rede municipal de saúde sobre o reconhecimento rápido de sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento da intoxicação, além da notificação dos casos suspeitos.

Vigilância Sanitária:

  • A Vigilância Sanitária do município de São Paulo intensificou as fiscalizações em comércios varejistas (bares, restaurantes, adegas) e atacadistas de bebidas.
  • Entre 22 e 26 de setembro, foram realizadas 43 inspeções, resultando em duas autuações, interdição de bebidas relacionadas aos casos e recolhimento de amostras para perícia policial.

Sintomas de Intoxicação por Metanol – Busque Ajuda Imediata:

A ingestão de bebidas de procedência desconhecida exige atenção máxima aos sintomas, que podem progredir rapidamente para quadros graves.

FASE INICIALFASE MAIS ALARMANTE/CRÍTICA
Ataxia (perda de coordenação)Distúrbios Visuais (visão turva, dilatação das pupilas)
Sedação e DesinibiçãoCegueira permanente (dano no nervo óptico)
Dor abdominal, Náuseas e VômitosConvulsões
Cefaleia (dor de cabeça) e TaquicardiaMorte

A rapidez no reconhecimento dos sintomas e na busca por assistência médica é fundamental para reverter os efeitos da intoxicação e salvar vidas.

Compartilhe este artigo