Brasília – Em um áudio obtido pelo portal Metrópoles e divulgado nesta terça-feira (13/08), o juiz Airton Vieira, que atuou como auxiliar do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), expressou profundo desgaste com as demandas de seu trabalho. A gravação revela o magistrado dizendo: “Olha, realmente a coisa está feia, viu? Eu não estou aguentando mais em termos físicos, psicológicos, emocionais.”
Vieira trabalhou ao lado de Moraes em um dos períodos mais intensos da corte, marcado por decisões de grande impacto e investigações sobre atos antidemocráticos. A fala de Vieira, que deixou o cargo recentemente, reforça a pressão e o volume de trabalho enfrentados pelos servidores e magistrados que atuam nas esferas mais altas do Judiciário brasileiro.
- Na mira da Lei Magnitsky; Gilmar Mendes visivelmente abatido, aparece defendendo ações de Alexandre de Moraes no STF
- Lei Magnitsky: governo dos EUA mapeia ligações financeiras de ministros do STF, diz CNN
- Artigo do The Wall Street Journal acusa Supremo Tribunal Brasileiro de “Golpe de Estado”
- EUA critica Alexandre de Moraes e afirma que relação com Brasil foi “Destruída”
O Metrópoles informou que o áudio faz parte de uma conversa privada e não detalhou as circunstâncias que levaram à sua gravação ou divulgação. A declaração, no entanto, oferece um vislumbre das tensões nos bastidores do STF.
Até o momento, a assessoria do ministro Alexandre de Moraes, sancionado pela Lei Magnitsky, não se pronunciou sobre o assunto. O juiz Airton Vieira, que retornou para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, também não comentou o caso publicamente.
🚨URGENTE – Airton Vieira, juiz que auxiliou Alexandre de Moraes no STF, reclamou que não estava aguentando mais, em áudio obtido pelo Metrópoles
“Olha, realmente a coisa está feia, viu? Eu não estou aguentando mais em termos físicos, psicológicos, emocionais.” pic.twitter.com/Q4zA5pUvQt
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) August 12, 2025 


