Professora da rede municipal de ensino, Adriana Palmieri foi empossada nesta quinta-feira, 31, como secretária de Educação. A maringaense tem mais de nove anos de experiência como gestora de Educação em três municípios e ocupa a presidência da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR). Ela será responsável pela gestão da rede municipal de ensino, que reúne mais de 38 mil alunos e 5,7 mil servidores.
A cerimônia de posse ocorreu no Auditório Hélio Moreira e contou com a presença de autoridades e representantes de instituições educacionais, além de apresentação cultural do Coral Harmonia com alunos da Escola Municipal Diderot da Rocha Loures.
O prefeito Silvio Barros ressaltou a alegria por ter Adriana Palmieri à frente da Secretaria de Educação. “A Adriana tem uma valiosa experiência adquirida nos últimos anos e implementou mecanismos de reconhecimento com resultados importantes. E vamos colocar isso em prática em Maringá”, afirmou. Ele também agradeceu Fernando Brambilla pela parceria e dedicação na busca de soluções e no encaminhamento das questões relacionadas à educação em Maringá durante a gestão dele à frente da pasta.
A vice-prefeita Sandra Jacovós afirmou que a vinda de Adriana Palmieri é um presente para a Educação. “Temos a missão de formar pessoas que construirão a nossa cidade”, disse.
“Hoje é um marco na minha vida e na vida de quem acredita que educar é um ato de coragem, compromisso e amor pelo coletivo. Assumo com muita humildade, mas com uma imensa responsabilidade da Secretaria de Educação”, afirmou a nova secretária de Educação, Adriana Palmieri.
Ela destacou o compromisso com as infâncias, crianças atípicas e com cada comunidade, escola, professores e servidores. “Nenhuma criança se educa sozinha. Um provérbio africano diz que é preciso toda uma aldeia para educar uma criança. Minha missão é cuidar dessa aldeia com zelo, coragem e verdade”, disse Palmieiri, que agradeceu o convite do vice-prefeito.
A secretária da Criança e do Adolescente, Carmen Inocente, celebrou a chegada de mais uma mulher à gestão, reforçando o compromisso do município com a participação feminina. “Adriana traz experiência e energia para uma pasta que exige sensibilidade, planejamento e coragem. A educação é a base de tudo”, afirmou a secretária que ressaltou a importância da cooperação entre as secretarias para construir uma Maringá justa e segura para crianças e adolescentes.
“Eu tenho certeza de que essas mudanças na Educação serão muito positivas, pois o seu trabalho e a sua experiência somarão muito à cidade de Maringá. Tenho certeza, também, de que você será uma defensora, tanto dos projetos da Educação que são referência em todo Brasil quanto dos servidores” , afirmou o vereador Luiz Neto.
A rede municipal de ensino de Maringá tem 64 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que atendem crianças do Infantil 0 a 5, e 53 escolas municipais, que oferecem o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Dentre essas escolas, 40 oferecem o programa de Ampliação da Jornada Escolar (AJE) e 13 unidades atendem a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Currículo de Adriana Palmieri
Adriana Palmieri é professora concursada da rede municipal de ensino de Maringá desde 2002 e tem mais de nove anos de experiência como gestora de Educação em três municípios. Foi secretária de Educação em Araucária, entre 2018 e 2024; em Sarandi, entre 2013 e 2016 e entre janeiro e julho de 2025; e na Secretaria de Educação de Maringá foi Coordenadora Municipal do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa e Diretora de Ensino, entre 2011 e 2012. Atualmente é presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR).
Adriana Palmieri é Mestre em Promoção da Saúde pela UniCesumar na linha de pesquisa Promoção de Saúde, Educação e Tecnologias; graduada em Pedagogia pela UniCesumar; e Comunicação Social: Jornalismo pela Faculdade Maringá. Tem pós-graduação em Comunicação e Semiótica e em Gestão Pública Educacional. Já atuou como professora universitária na Unifamma, entre 2007 e 2013, além de ter ocupado cargos de direção e coordenadoria em outras instituições de ensino superior.
Presenças – Estiveram presente na posse da secretária de Educação, a primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros; o prefeito de Mandaguaçu Beto Dentista; e a primeira-dama de Mandaguaçu, Luciana Nó Mendes. Os vereadores de Maringá Akemi Nishimori, Angelo Salgueiro, Diogo Altamir, Guilherme Machado, Lemuel Rodrigues, Professora Ana Lúcia Rodrigues e William Gentil.
Os familiares da secretária empossada: Terezinha de Oliveira Chaves (mãe), José Moreira Chaves (pai), Alex Chaves (irmão), Thais Chaves (irmã) Lays (irmã), Emerson Eduardo Palmieri (esposo), Vinicius Eduardo Oliveira Palmieri (filho), Osnir Palmieri (sogro); Aparecida Palmieri (sogra).
Também prestigiaram a posse o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), José Carlos Barbieri; Presidente da Câmara Municipal de Sarandi, vereador Dionísio Viaro da Diocar; presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar), Iraídes Baptistoni; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Aline Cuenca; o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino Noroeste Paraná, Djalma da Rocha Martins; o presidente da Associação do Centro de Educação Infantil do Noroeste do Paraná (Acei Nor), Leandro Rossini; a vice-presidente da Câmara Técnica de Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Leila Pessoa; a secretária de Educação de Apucarana, Ana Paula do Carmo; a secretária de Educação e Cultura de Floresta, Selma Mansano; a secretária de Educação de Munhoz de Melo, Franciele Rocha; a secretaria de Educação de Sarandi, Sheyla Grasiele; a coordenadora da Câmara técnica da Educação da Amusep, Selma Bertolini; o gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc), Leandro Rodrigues; a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), Karen Friedrich; o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá, Major Nogueira; secretários municipais e demais autoridades.




