Município oferece tratamento odontológico hospitalar para pessoas com necessidades especiais

Redação Saiba Já News
Tratamento odontológico hospitalar para pessoas com necessidades especiais

O Dia Nacional da Saúde Bucal, celebrado em 25 de outubro, ressalta a importância dos cuidados odontológicos para a saúde. Em Maringá, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, entre as diversas ações de saúde bucal, o atendimento odontológico hospitalar para pessoas com necessidades especiais (PNE), com procedimentos realizados no centro cirúrgico do Hospital Municipal de Maringá (HMM). A ação assegura o acesso à saúde bucal de forma humanizada, adaptando o tratamento para cada caso específico.

O atendimento, no qual o paciente é submetido à anestesia geral, é indicado quando a sedação consciente não é suficiente para assegurar o conforto e a colaboração do paciente. A avaliação inicial é feita por dentistas especializados do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que encaminham os casos que exigem ambiente hospitalar ou anestesia geral. Cada tratamento é planejado de forma personalizada, respeitando as condições do paciente, que pode ter limitações físicas, mentais ou sensoriais. O procedimento é completo e pode incluir extrações, restaurações e profilaxias.

Após três anos aguardando atendimento, Gabriel Calixto dos Santos, de 28 anos, passou por tratamento odontológico completo sob anestesia geral, incluindo restaurações e procedimentos preventivos.

“Estava apavorada, mas Deus enviou muitos anjos para cuidar do meu filho, a minha benção. Esperamos muito por esse momento”, contou a mãe de Gabriel, Maria Conceição Calixto dos Santos. O pai Edmilson José dos Santos destacou a importância do serviço. “Ele não é o único, muitas muitas crianças precisam desse atendimento, que é fundamental.”

Segundo o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, o atendimento assegura o acesso à saúde bucal para pessoas com deficiência. “Há casos de pacientes que apresentam movimentos involuntários ou fobia, o que torna o atendimento convencional inviável. Com a anestesia geral, conseguimos realizar todos os procedimentos em uma única sessão, garantindo qualidade e segurança, tanto para o paciente quanto para o profissional”, afirmou.

Saúde Bucal – As ações da Prefeitura de Maringá voltadas à saúde bucal foram reconhecidas em nível estadual. Maringá apresentou três experiências exitosas do Sistema Único de Saúde (SUS) no 2º Congresso Estadual de Saúde Bucal no Serviço Público, promovido pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná, em agosto deste ano. Entre as ações está o projeto “Cuidado Odontológico Hospitalar em Centro Cirúrgico ao Paciente com Necessidades Especiais: Garantindo Acesso, Equidade e Inclusão”, de autoria dos servidores Rosemary Perin, Mitsue Fjimaki, Mohamed Hussein, Maria Paula Jacobucci, Deborah Esperidião e Maicon Roberto Pereira.

Outro cuidado importante na área de saúde bucal é ofertado pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Hospital Municipal, que passou a oferecer atendimento odontológico para pacientes acamados ou com mobilidade reduzida. A equipe é composta por um cirurgião-dentista e uma técnica em saúde bucal.

Compartilhe este artigo