Aplicação das provas do Saeb inicia a partir de segunda, 20, nas escolas municipais

Secretaria de Educação reforça a importância da frequência escolar dos alunos e da presença no dia da avaliação

Repórter Jota Silva

A partir desta segunda-feira, 20, terá início na rede municipal de ensino de Maringá a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Todos os alunos das turmas de 5º anos das escolas municipais participam da prova, ferramenta de diagnóstico da qualidade da educação brasileira e que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As provas são aplicadas a cada dois anos pelo governo federal e, nesta edição, 3.376 alunos da rede municipal devem realizar a avaliação até 30 de outubro.

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, tem reforçado a importância da frequência escolar dos alunos e a presença dos estudantes no dia da avaliação. “A prova do Saeb é fundamental e traz um diagnóstico importante da nossa rede municipal. É o instrumento que orienta as políticas públicas, influencia os repasses de recursos e oferece informações para que os gestores e professores fortaleçam a qualidade do ensino ofertado. As famílias precisam estar engajadas neste processo tão fundamental e que reflete diretamente na vida das crianças”, afirma.

A avaliação reúne 22 questões de língua portuguesa e 22 de matemática. No dia da prova, além da importância da presença, o município reforça para que os estudantes levem caneta, lápis e borracha. “Durante todo o ano, nossos alunos se prepararam e treinaram para o Saeb. É importante que os pais motivem as crianças e os incentivem a realizar a prova com dedicação e responsabilidade”, destaca Adriana Palmieri.

A Secretaria de Educação aplicou três simulados preparatórios durante o ano e promoveu diversas oficinas, gincanas, campanhas motivacionais, rodas de leitura, produção textual e outras atividades para preparação e engajamento dos alunos. O objetivo foi diagnosticar o aprendizado dos dois componentes curriculares de língua portuguesa e matemática entre os alunos.

Compartilhe este artigo