Com a entrega do Residencial Soládio Itália II, mais de 60 famílias realizaram o sonho da casa própria por meio do Programa de Zonas Especiais de Interesse Social (ProZeis) nesta segunda-feira, 13. Executado pela construtora WEGG, o empreendimento está localizado no Jardim Itália II e reúne 64 apartamentos com 52 metros quadrados de área útil e uma vaga de garagem. O condomínio oferece estrutura de lazer completa, incluindo portaria, piscina, salão de festas, espaço gourmet, academia ao ar livre, playground, pet place, quiosque e praça interna.
O prefeito Silvio Barros participou da cerimônia de entrega das chaves e ressaltou o compromisso da Prefeitura de Maringá em proporcionar moradia digna à população. “Vamos entregar ainda mais projetos interessantes, principalmente voltados à famílias que não têm nenhuma renda. Esse é o nosso compromisso com a habitação social”, destacou.
O secretário de Urbanismo e Habitação, Matheus Barros, ressaltou a importância do projeto que viabiliza a construção de prédios habitacionais em locais que antes eram destinados apenas para construção de casas. “Com o ProZeis, entregamos unidades bem localizadas e próximas do centro, tornando Maringá uma cidade referência em habitação. Ficamos felizes em proporcionar essa entrega aos moradores”, diz. O empreendimento entregue nesta segunda, 13, é o décimo viabilizado pelo ProZeis e o terceiro do ano.
Com o ProZeis, as famílias contempladas são isentas dos custos de Imposto Sobre Transmissão de Bens Tributáveis (ITBI) e têm acesso ao subsídio de até R$ 55 mil ofertado pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, além do subsídio de até R$ 20 mil por meio do Programa Casa Fácil, do Governo Estado. Durante a construção, a empresa responsável pela execução da obra é isenta de custos com IPTU e ISS da construção civil.
O coordenador regional da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Jaime Dallagnol, destacou que a conquista da casa própria é um passo importante na vida das famílias. “O ProZeis, que proporcionou a construção deste residencial, é muito interessante e garante um apartamento praticamente no centro da cidade com valor acessível para as famílias”.
Representando a construtora WEGG, o sócio-proprietário Waldemar Guiomar agradeceu e parabenizou a Prefeitura pelo trabalho em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Cohapar, e com o Governo Federal, por meio do programa Minha Casa Minha Vida. “Sabemos que, na nossa cidade, cerca de 35% dos maringaenses pagam aluguel. Então, esse apoio da Prefeitura com o ProZeis é muito importante.” Representando a Câmara de vereadores, os vereadores Sidnei Telles e William Gentil também enfatizaram a importância do programa, assim como o incentivo estadual da Cohapar.
O jovem casal André Marques e Ludiara Duim comemorou a aquisição do primeiro imóvel. “É o início de um sonho, um momento de felicidade e que representa o começo da nossa família. Uma casa própria é o sonho de todo mundo”. O casal Daiana Premiano e Daniel Alves aguardava há seis anos pela concretização do sonho da casa própria. “É o início de um sonho, um marco importante para nossa vida depois da chegada das crianças. O processo é difícil, mas o auxílio da Cohapar deu um baita empurrão para a gente.”
Presenças – Também participaram da cerimônia de entrega do Soládio Itália II, a vice-prefeita Sandra Jacovós; primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros; o gerente de Engenharia da Wegg, João Aguiar; o engenheiro civil e responsável técnico pela obra, Paulo Cremon; o presidente da Ordem dos Pastores Evangélicos de Maringá (Opem), Leônidas Carvalho; entre outras autoridades.





