A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou nesta segunda-feira (13) mais um caso de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas. A vítima é uma mulher de 41 anos, de Curitiba, que está internada em estado grave, mas estável, e já recebeu indicação para tratamento com Fomepizol, o antídoto.
A Sesa também notificou um novo caso suspeito em Piraquara (RMC), envolvendo um homem de 41 anos internado. Dois outros casos suspeitos notificados no final de semana em Curitiba foram descartados.
Balanço Atualizado:
- O Paraná totaliza quatro casos confirmados (todos em Curitiba).
- Um paciente segue internado (homem de 60 anos). Os outros dois (71 e 36 anos) já tiveram alta.
- No total, o Estado registrou 16 notificações, com 4 confirmados, 11 descartados e 1 suspeito.
O secretário em exercício, César Neves, reforçou que a Sesa está vigilante e com os insumos necessários para o tratamento.
Antídotos e Prevenção: A Sesa recebeu do Ministério da Saúde 84 frascos de Fomepizol e adquiriu 424 ampolas de etanol farmacêutico, antídotos utilizados no tratamento.
Sintomas de Alerta: A intoxicação por metanol pode ser confundida com ressaca. Os sinais, que surgem entre 6h a 72h após a ingestão, incluem dor abdominal, visão turva, confusão mental, náusea e dor de cabeça. Em casos graves, pode haver cegueira súbita, dificuldade para respirar e convulsões.
Em caso de sintomas, procure um serviço de saúde imediatamente e acione um dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) do Paraná para orientação clínica.
Medidas Preventivas:
- Compre apenas de locais confiáveis e desconfie de preços baixos.
- Verifique se o lacre está intacto e se os rótulos não estão borrados.
- Confira o registro no MAPA e o selo do IPI em bebidas destiladas.