Até quinta-feira, 2, cerca de 200 pessoas, entre estudantes e profissionais, participam de uma maratona de inovação em busca de soluções inovadoras para desafios da gestão pública. O 1º Hackathon GovTech, promovido pela Prefeitura de Maringá, teve início nesta terça-feira, 30, com dois desafios tecnológicos para inclusão municipal: um voltado para acessibilidade e mobilidade e outro para prevenção da violência infantil. O evento faz parte da programação da Inova Week, a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Na maratona, os participantes trabalham em equipes, colaborando para criar protótipos de softwares, aplicativos ou outras soluções tecnológicas. Cada equipe escolheu um dos dois desafios propostos. O desafio nº 1 prevê o desenvolvimento de solução tecnológica para pessoas com deficiência auditiva e visual se comunicarem e localizarem em espaços públicos. No segundo desafio, os participantes precisam desenvolver tecnologia para detectar sinais de risco antes que violência e abuso contra crianças e adolescentes ocorram.
O prefeito Silvio Barros participou da abertura do Hackathon e destacou a importância da iniciativa para promover a conexão tecnológica entre o cidadão e o poder público. “A proposta é transformar Maringá em um laboratório de inovação urbana. Estimular, da melhor maneira possível, por meio da estrutura da Prefeitura, a criação de soluções para problemas do município com ideias diferentes e inovadoras”, diz.
- Prefeitura de Maringá lança ‘Selo Autista a Bordo’ para veículos que transportam pessoas com TEA
- Prefeitura de Maringá apresenta prestação de contas da Saúde do 2º Quadrimestre de 2025
- Ajuste Fiscal: IPTU 2026 terá novo cálculo após redução de desconto para compensar perdas de receita e correção inflacionária é aplicada
A secretária da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação, Cristiane Hasegawa, ressaltou a importância do primeiro Hackathon GovTech. “Estamos reunindo pessoas interessadas em apresentar ideias e soluções para desafios que impactam diretamente a vida de todos. Propomos pautas sociais, a partir das demandas apresentadas pelas secretarias da Criança e do Adolescente e da Pessoa com Deficiência, que vão resultar em projetos que, futuramente, podem ser testados em editais de inovação do município e se tornarem ferramentas da gestão pública.”
O Consultor do Sebrae, Nikolas Kretzmann, destacou a importância do evento ao dar oportunidade aos participantes para desenvolverem propostas inovadoras dentro do universo das GovTechs e que proporcionem melhorias para a população. “Desejamos que surjam inovações que vão impactar a população de Maringá e também de outros municípios.”
O estudante de zootecnia da UEM, Ismael Berti, conta que decidiu participar do Hackathon GovTech com o desejo de contribuir com a cidade. “Espero me desenvolver socialmente, mas também proporcionar ideias, estimular a sociedade e começar a pensar de maneira geral em como podemos melhorar os serviços públicos prestados à comunidade”, disse.
Inova Week – Com mais de 70 atividades voltadas à inovação, a programação da Inova Week Maringá segue até sexta-feira, 3, com palestras, workshops e visitas técnicas em diversos locais da cidade. A programação completa está disponível no site oficial do evento. Os interessados podem escolher a atividade e realizar a inscrição (clique aqui para acessar).
Presenças – Também participaram do lançamento do 1º Hackathon GovTech, a vice-prefeita Sandra Jacovos; secretários municipais; a primeira-dama e presidente do Pra Somar Bernadete Barros; a presidente do Movimento da Infância e Adolescência, Cris Tazinafo; o presidente da Câmara Técnica de Tecnologia da Informação e Comunicação do Codem, Robinson Patroni; entre outros representantes da sociedade e do ecossistema de inovação.
Fotos

