O Paraná deve se preparar para um período de instabilidade climática intensa a partir desta terça-feira, com potencial para temporais localizados, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR).
Terça-feira: Risco de Temporais e Abafamento A formação de um cavado meteorológico (sistema de baixa pressão) vindo do Paraguai e Argentina trará áreas de instabilidade para o Sul do Brasil.
- A madrugada já pode registrar chuvas no Sul do estado.
- O maior volume é esperado a partir da tarde, atingindo primeiramente as regiões Sudoeste, Oeste e Centro-Sul, e se deslocando em seguida para o Nordeste e Leste.
- O risco de tempestades localizadas (chuva intensa, raios e fortes rajadas de vento) é alto, especialmente na metade sul.
- O calor segue intenso: temperaturas elevadas e alta umidade vão causar sensação de abafamento em todo o estado. No Norte, os termômetros podem passar dos 35°C.
Quarta-feira: Instabilidade Persiste e Foco no Leste As chuvas irregulares continuam na quarta-feira devido à persistência do cavado meteorológico.
- O risco de temporais localizados permanece, com foco principal na metade leste do Paraná.
- As temperaturas máximas tendem a ficar mais amenas na maior parte do estado, mas a faixa norte ainda pode registrar valores acima dos 30°C.
