Maringá lança campanha ‘Primavera Sem Dengue’; município registrou queda de 81,7% nos casos da doença neste ano

Campanha busca conscientizar a população sobre os cuidados com a chegada das chuvas, que aumentam o risco de proliferação do Aedes aegypti

Repórter Jota Silva
Com medidas de prevenção e colaboração da população, os casos confirmados de dengue caíram 81,7% neste ano em relação ao mesmo período do ano passado (Credito: Ricardo Lopes)

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, lançou na manhã desta quinta-feira, 25, a campanha “Primavera Sem Dengue”, na entrada do Parque do Ingá. A iniciativa reforça o compromisso do município no combate ao mosquito transmissor da doença e ocorre em um momento estratégico, com a chegada das chuvas que aumentam o risco de proliferação do Aedes aegypti.

Com medidas de prevenção e colaboração da população, os casos confirmados de dengue caíram 81,7% neste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De 1º de janeiro a 31 de agosto de 2024, Maringá registrou 22.694 casos confirmados de dengue. No mesmo período de 2025, foram 4.163 casos.

Durante o lançamento da campanha “Primavera Sem Dengue”, o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, destacou que a maioria dos criadouros ainda está dentro das casas. “Estamos floridos agora com o início da Primavera, mas também precisamos estar vigilantes. O índice de infestação está sob controle, mas pode disparar rapidamente se deixarmos recipientes acumularem água. Esse é o ponto focal da campanha”, alertou.

Entre as ações estão a mobilização “5 Minutos contra a Dengue” nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mutirões de visitas domiciliares nos bairros mais vulneráveis, mostras educativas em escolas e espaços públicos, além de um novo ciclo de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI Aedes), com aplicação do inseticida Fludora Fusion em locais de grande circulação.

Nardi também reforçou a importância do engajamento da população para manter os índices sob controle. “O poder público faz a sua parte, mas a principal responsabilidade é de cada um de nós, dentro de casa. Nossa meta é unir forças com a comunidade e manter a cidade protegida durante todo o período chuvoso.”

A campanha “Primavera Sem Dengue” integra o calendário de ações permanentes contra a doença.

Fotos

Equipes da Secretaria de Saúde se reuniram no Parque do Ingá para o lançamento da campanha Primavera sem Dengue
Com medidas de prevenção e colaboração da população, os casos confirmados de dengue caíram 81,7% neste ano em relação ao mesmo período do ano passado
A chegada das chuvas aumentam o risco de proliferação do Aedes aegypti.
A maioria dos criadouros ainda está dentro das casas, no pratinho do vaso de flor
Vice-prefeita, Sandra Jacovós, e o secretário de saúde, Antônio Carlos Nardi, com agentes de combate às endemias
Compartilhe este artigo