A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), está com inscrições abertas para a 5ª edição do Selo Ipê. A iniciativa premia empresas e edificações que investem em boas práticas ambientais e sociais, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
As inscrições devem ser realizadas até 15 de outubro. Os interessados devem preencher formulário online específico para cada categoria e, na sequência, abrir peticionamento no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) (clique aqui para acessar a página de inscrição).
O Selo Ipê busca reconhecer as boas práticas de empresas maringaenses, visando a melhoria constante e a construção de uma cidade mais sustentável. O público-alvo da premiação é formado por empresários, construtores, arquitetos e engenheiros. A iniciativa é uma forma da gestão pública estimular ações que estão alinhadas a Agenda 2030 e reduzam impactos ambientes negativos.
- Concurso ‘Caçadores de Lixo Perdido’ promove reflexão sobre responsabilidade coletiva do lixo gerado
- Em Maringá, Dia Mundial da Limpeza reúne mais de 600 voluntários
- Cantinho das Descobertas’ transforma espaço de Cmei em sala de aula a céu aberto
- Câmara de Maringá assina Pacto Verde em parceria com a Prefeitura
“Entendemos os desafios de implantar práticas de sustentabilidade e ESG dentro das empresas. Apesar do esforço e, às vezes, do custo imediato, sabemos que organizações que adotam essas práticas crescem mais e se consolidam de forma mais sólida. A sustentabilidade é nosso único caminho viável”, afirmou Tânia Nunes Galvão Verri, diretora-presidente do Ipplam.
O Selo Ipê recebe inscrições nas categorias Empresarial e Edificações. Na categoria Empresarial, serão seladas empresas que apostam em boas práticas para o desenvolvimento sustentável, com diretrizes e parâmetros para o desenvolvimento sustentável.
A categoria Edificações vai premiar empreendimentos que utilizam práticas sustentáveis no desenvolvimento e execução de edificações, com foco na redução de impactos ambientais. O Selo Ipê Edificações é subdividido em duas modalidades: ‘Projetos e Obras’, para edificações que estão em fase de desenvolvimento e execução, e ‘Edificações Concluídas’, para edificações executadas.
Os inscritos serão avaliados em cinco eixos principais: gestão da água; eficiência energética; gestão de resíduos; responsabilidade social; e desempenho ambiental. Os premiados receberam certificação de bronze, prata e ouro, que é convertida nos selos rosa, roxo, branco e amarelo, respectivamente, em alusão as cores da árvore ipê.
Para dúvidas ou suporte no momento da inscrição, os participantes podem acionar os canais abaixo:
Telefone IPPLAM Selo Ipê: (44) 3221-1658
Email DPGI: [email protected]
Site: https://www.ipplam.com/selo-ipe