A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou uma série de melhorias nas ciclovias da cidade, com investimento inicial de R$ 510 mil em recursos próprios. O trabalho começou pela Avenida Brasil, onde a equipe avaliou a necessidade de reconstruir o pavimento com massa asfáltica e ampliar a faixa para 2,50 metros de cada lado. Nesta terça-feira, 16, o município iniciou a reconstrução da ciclovia da Praça Vitor Rodrigues Martins. No local, também será implantado um novo trecho de ciclovia, conectando a praça até o Contorno Norte, pela Avenida Mandacaru.
As novas ciclovias são realizadas com asfalto (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). No total, serão aplicadas mais de 1 mil toneladas de massa. A ciclovia da Avenida Brasil, a primeira da cidade, será reconstruída no trecho de 13 mil metros quadrados, entre a Praça Rocha Pombo e a Avenida Gastão Vidigal. Na Praça Vitor Rodrigues Martins, além dos problemas com o pavimento, a ciclovia não tinha continuidade. O município construirá a continuação da ciclovia, até o Contorno Norte, com intervenções em um trecho de 995 metros quadrados.
Em Maringá, as bicicletas correspondem a 6% dos deslocamentos. A média nacional é de 3% em cidades com população semelhante, segundo o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). O secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio, reforça a importância das melhorias na estrutura cicloviária e explica que as obras serão realizadas em outros trechos da cidade.
“O compromisso é que, antes de iniciarmos novas ciclovias, precisamos recuperar aquelas que já existem. Esse trabalho de melhorias é realizado com a equipe de servidores, recursos próprios da Prefeitura e materiais vindos da Pedreira Municipal, reforçando a eficiência da gestão municipal”, diz o secretário. Ele ressalta que as intervenções promovem o uso seguro da bicicleta e patinetes, ampliando o uso desses modais pela comunidade e contribuindo para a mobilidade urbana.