De volta ao Centro de Maringá, celebrações da Independência do Brasil reúnem cerca de 10 mil pessoas

Repórter Jota Silva

Neste domingo, 7, as celebrações da Independência do Brasil em Maringá tiveram a tradição recuperada com a volta das festividades para a região central da cidade. A Festa Cívica, organizada pela Prefeitura de Maringá, ocorreu nas avenidas XV de Novembro e Getúlio Vargas e reuniu cerca de 10 mil pessoas. A comemoração marcou o retorno do desfile cívico para o emblemático cenário do Paço Municipal e reuniu diversos serviços gratuitos por meio do ‘Maringá + Cidadania’. 

Durante a solenidade, a comunidade foi recepcionada por canções populares executadas pela Banda de Música do 4º Colégio da Polícia Militar. A cerimônia teve início com a guarda bandeira formada pelos alunos do 4º Colégio da Polícia Militar. A bandeira do Brasil foi conduzida pela aluna Maria Fernanda Bergamim Gozzi, a bandeira do Paraná pelo aluno João Gustavo Sodré, e a bandeira de Maringá pela aluna Mariana Moreira Morato. O Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência foram executados pela banda e, na sequência, mais de 3 mil pessoas de 40 instituições desfilaram na avenida. 

A cerimônia contou com a presença de autoridades, representantes do Executivo e Legislativo, além de pioneiros, forças de segurança e membros da sociedade civil organizada. O prefeito Silvio Barros agradeceu aos participantes do desfile e toda comunidade presente. “Estamos comemorando a Independência do Brasil de Portugal e é muito justo que comemoremos. No entanto, nossa verdadeira independência precisamos buscar todos os dias, com muito trabalho, dedicação e patriotismo. Que essa Festa Cívica seja um momento para reforçar isso e que possamos trabalhar duro para que nosso país continue independente”, disse. 

O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destacou a importância do retorno das festividades à região central da cidade. “É importante para que as pessoas consigam acompanhar com mais facilidade. Neste ano, outra novidade foi a Festa Cívica, com o ‘Maringá + Cidadania’ e prestação de serviços para a comunidade”, disse. 

A empreendedora Rosiclei Natalia Borges Lemes aprovou a volta do desfile cívico para o Centro. “Achei muito mais bacana porque fica mais próximo de tudo e o espaço é maior”, afirmou. Ela acompanhou as filhas Ana Laura, que tocou na Banda de Música do 4º Colégio da Polícia Militar, e Maria Gabriela, que desfilava em uma das instituições de ensino participantes. “É importante que a Prefeitura e autoridades acompanhem a banda e incentivem. A música faz parte da educação e do desenvolvimento das crianças”, finalizou. 

“É uma data importante para nós que somos brasileiros. Para mim é um privilégio acompanhar esse desfile tão maravilhoso em nossa cidade e segurar nossa bandeira”, disse emocionada a aposentada Hilda Castilho. Segundo ela, a festa neste ano ficou ainda mais especial. “Ganhei o dia hoje. O desfile voltou ao que era antes, para o Centro da cidade, e aqui tem mais espaço para nós”, afirmou. 

Prestação de serviços e cidadania – Além do tradicional desfile, a Festa Cívica foi ampliada com ações do programa Maringá + Cidadania, oferecendo uma série de serviços gratuitos. Por meio do programa, a comunidade teve acesso a serviços de saúde, como aferição de pressão, testes de glicemia e tipagem sanguínea, de assistência social, empregabilidade, mobilidade urbana, direitos das pessoas com deficiência, bem-estar animal, políticas públicas para mulheres, entre outros. 

“Celebramos o nosso 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil, com uma festa linda de prestação de serviços para a comunidade por meio do ‘Maringá + Cidadania’. Isso é muito simbólico e importante”, destacou a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini. A aposentada Maria Alves de Almeida acompanhou o desfile cívico e, após a cerimônia, aproveitou os serviços ofertados, como a aferição de pressão, a avaliação de estresse e as orientações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “Toda vez que tem eu gosto de participar. A equipe está de parabéns. Fica muito mais perto para termos acesso aos serviços”, disse. 

A terapeuta Michele Matos está de mudança do Rio Grande do Sul para Maringá e acompanhou a dinâmica realizada pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres sobre o Setembro Amarelo. Na ação, as pessoas foram convidas a refletirem sobre os sentimentos a partir de bexigas com palavras. “Parei aqui porque achei interessante a dinâmica, em que podemos perceber como uma palavra tem o poder de acolher e comover uma pessoa”, contou. 

Presenças – Também participaram da Festa Cívica em celebração à Independência do Brasil, a vice-prefeita Sandra Jacovós; a primeira-dama e presidente do Pra Somar Bernadete Barros; o deputado estadual Delegado Jacovós; a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Majô; os vereadores William Gentil, Giselli Bianchini, Pastor Sandro, Lemuel do Salvando Vidas, Professora Ana Lucia Rodrigues, Diogo Altamir da Lotérica, Guilherme Machado; a delegada do Nucria, Karen Friedrich Nascimento; o chefe da Polícia Rodoviária Federal, Pedro Faria; o delegado-chefe da Polícia Civil, Adão Loureiro; o comandante da 4ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual, Capitão Vinícius Castro; o comandante do 4º Colégio da Polícia Militar, Major Guerreiro; o comandante da 3ª Companhia Ambiental da Força Verde, capitão Alcimar Crescêncio; o subcomandante do Tiro de Guerra de Maringá, Volnei Ribas Baldissera; o Coronel Mildemberg, representando o Comando do 3º Comando Regional da Polícia Militar; o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, tenente-coronel Nogueira; o presidente da Acim, José Carlos Barbieri; o presidente da Opem, pastor Leônidas Carvalho; o presidente do Codem, Mohamad Ali Awada Sobrinho; além de outras autoridades e representantes da sociedade civil organizada.

Vídeo do desfile:

Fotos:

Compartilhe este artigo