A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), lançou nesta sexta-feira, 29, o Dia Municipal do Game, instituído pela lei municipal nº 11.825/2024. A iniciativa é inédita e contou com gincanas, rodas de conversa sobre games e distribuição de brindes nas escolas municipais Ângela Vergínia Borin e Padre Pedro Ryô Tanaka. A programação completa de atividades em alusão ao Dia Municipal do Game segue 10 de outubro.
Participaram das gincanas nesta sexta, 29, alunos dos 3º aos 5º anos, com caça ao tesouro, quiz, competição de desenhos, entre outras atividades. Todos os alunos receberam brindes, com chaveiros e botons colecionáveis. As turmas classificadas até o 3º lugar receberam troféus.
Durante o evento, a secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, destacou que o mercado de gamificação está em expansão no Brasil e abre novas oportunidades. “O Dia do Game é uma iniciativa inédita, criada para motivar nossos jovens e mostrar que os jogos também podem se transformar em carreira, desde que praticados de forma ética e consciente. Pensamos em uma programação que não se limita apenas aos jovens, mas que contempla crianças, adolescentes e adultos, atingindo todos os segmentos. Além das ações nas escolas, teremos o Festival de Games e Tecnologia nos dias 18 e 19 de outubro, que em breve abrirá inscrições para 16 times, além de oferecer outros jogos e atividades interativas para todas as idades”, afirma
Aluno da Escola Municipal Padre Pedro Ryô Tanaka, Arthur Santino participou das dinâmicas e disse ter o sonho de ser gamer. “Quando estou jogando, me sinto feliz e aprendo a jogar bem e a fazer movimentações”, disse. Já o colega do Arthur, Inácio Barbosa, gosta de jogar Minecraft. “Gosto porque consigo estimular minha criatividade no jogo a partir das construções”, afirmou.
A professora de inglês, Samira Isa, destacou que a iniciativa foi gratificante. “A conversa foi essencial para os alunos perceberem que precisam controlar o tempo com os jogos. As atividades mostraram outras formas de brincar além das telas, de modo educativo e saudável”, avaliou.
O Festival de Games e Tecnologia, que marcará o encerramento das atividades, ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro, no piso superior do Terminal Urbano. O evento contará com campeonato de Counter-Strike 2, realidade virtual, estações de PlayStation 5 e espaços de lazer digital para todas as idades.


