Prefeitura de Maringá: Secretaria de Logística e Compras adota medidas para garantir celeridade e eficiência nas licitações

Repórter Jota Silva
Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Logística e Compras, implantou ações que garantem mais efetividade e celeridade às licitações e compras públicas(Credito: Arquivo / PMM)

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Logística e Compras, implantou ações que garantem mais efetividade e celeridade às licitações e compras públicas. Entre as diversas medidas adotadas, o município ampliou em 34% o quadro de pessoal da Diretoria de Licitações, que passou de 23 para 31 servidores, e em 29% na Diretoria de Compras, que foi ampliada de 17 para 22 profissionais. Também foi criado um sistema mais ágil com cadastro de reserva das empresas classificadas nos processos licitatórios, o que facilita em casos de desistência ou inabilitação do licitante vencedor.

O secretário de Logística e Compras, Luís Guilherme Turchiari, destaca que a ampliação do quadro de servidores garante mais agilidade na análise e verificação de minutas, contratos e atas de registros de preços. “A implementação de um procedimento mais ágil na convocação de licitantes remanescentes, como a criação do cadastro de reserva, também é uma medida importante para evitar a descontinuidade do processo licitatório. Com esse cadastro de reserva, em que já reunimos toda a documentação das demais licitantes, garantimos que as demais colocadas do processo licitatório estejam aptas a assumir o serviço em caso de desistência ou inabilitação do primeiro colocado”, diz.

A Secretaria de Logística e Compras também aperfeiçoou o procedimento de substituição de pregoeiros, quando os servidores precisam ser substituídos em algum processo licitatório para férias, licenças ou outras eventualidades. “A medida é prevista em lei e já era praticada, mas foi flexibilizada para atender essas situações e garantir melhor planejamento aos procedimentos licitatórios. Isso representa a continuidade dos certames, evitando atrasos devido às ausências”, afirma o secretário.

O município também aliou inovação tecnológica à eficiência administrativa, de acordo com a legislação, com adoção de soluções baseadas em inteligência artificial. “O uso dessa tecnologia permite otimizar tarefas repetitivas e ampliar a análise de dados e documentos, sem jamais afastar a indispensável intervenção humana no julgamento dos atos administrativos”, conclui o secretário de Logística e Compras, Luís Guilherme Turchiari.

Compartilhe este artigo