Mistério no ar: Avião ligado à CIA pousa no Brasil

Repórter Jota Silva
Avião ligado à CIA pousa no Brasil

Um avião misterioso, comumente associado a missões especiais da CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (19). A aeronave, um Boeing 757 do governo americano, foi identificada como C-32B, mas não tinha identificação externa, com a fuselagem totalmente branca.

O avião, de matrícula 00-9001, pousou no Aeroporto Salgado Filho na tarde de terça-feira (19) e estava programado para decolar em direção a Guarulhos.

O que se sabe sobre a aeronave

O avião pertence ao 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA, com base em Nova Jersey. Conhecido como “Gatekeeper”, o C-32B é utilizado para transportar equipes de ação rápida do Departamento de Estado americano, incluindo diplomatas, militares de elite e agentes de inteligência. A aeronave já foi mobilizada em grandes crises, como a explosão em Beirute, em 2020.

O avião é equipado com tecnologia avançada de comunicação, sensores de alta precisão, capacidade de reabastecimento em voo e um sistema de escada embutida, permitindo o desembarque em locais sem infraestrutura adequada. Para missões em ambientes difíceis, a aeronave também possui um sistema de carregamento de bagagem por guincho.

A missão misteriosa

A operação do avião começou no dia 18 de agosto, em Nova Jersey, com escalas em Tampa (Flórida) e San Juan (Porto Rico), antes de pousar em Porto Alegre. A Força Aérea Brasileira (FAB), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não se manifestaram sobre o motivo da presença do avião.

Segundo o manual da Força Aérea dos EUA, pelo menos dois membros da tripulação do C-32B estão sempre armados. O mistério em torno da operação levanta questionamentos sobre a natureza da missão.

Veja também: Boeing 757 da Força Aérea dos EUA conduziu diplomatas até consulado, diz PF

Compartilhe este artigo