Novo Poupatempo Paraná: Mais agilidade em serviços públicos

Estado define locais das primeiras quatro centrais de atendimento direto ao cidadão

Repórter Jota Silva
Curitiba, vista de drone da região central de Curitiba, capital do Paraná.

O Governo do Paraná anunciou a abertura das quatro primeiras unidades do Poupatempo Paraná, uma iniciativa para centralizar e agilizar o atendimento à população. As inaugurações estão previstas para começar em outubro deste ano, com outras 16 unidades sendo entregues até março de 2026

As primeiras unidades funcionarão em shoppings, buscando maior comodidade para o cidadão:

  • Curitiba: Shopping Estação
  • Ponta Grossa: Palladium Shopping Center
  • Umuarama: Shopping Palladium Umuarama
  • Londrina: Boulevard Shopping Londrina

No total, serão 20 unidades em todo o estado, com a expectativa de realizar até 7 milhões de atendimentos por ano. Os locais terão horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com estruturas modernas, acessíveis e padronizadas. O objetivo é oferecer um serviço mais eficiente e acolhedor.

O cronograma de implantação

A instalação das unidades será dividida em três fases:

  • Fase 1: Curitiba (Shopping Estação e Pinheirinho), Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Umuarama.
  • Fase 2: Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Curitiba (Boa Vista), Guarapuava e Paranaguá.
  • Fase 3: Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais e Toledo.

O projeto, que se inspira em modelos de sucesso de outros estados e países, vai reunir diversos serviços públicos, como emissão de documentos, licenças e alvarás, em um único local. A gestão e operação do novo modelo serão realizadas pelo Consórcio CIX Experience Paraná, vencedor da licitação.

A previsão é que o Poupatempo Paraná gere uma economia superior a R$ 2 bilhões para o governo estadual durante o contrato de cinco anos, com o custo por atendimento reduzido em quase 70%.

Compartilhe este artigo