O Governo do Paraná anunciou a abertura das quatro primeiras unidades do Poupatempo Paraná, uma iniciativa para centralizar e agilizar o atendimento à população. As inaugurações estão previstas para começar em outubro deste ano, com outras 16 unidades sendo entregues até março de 2026
As primeiras unidades funcionarão em shoppings, buscando maior comodidade para o cidadão:
- Curitiba: Shopping Estação
- Ponta Grossa: Palladium Shopping Center
- Umuarama: Shopping Palladium Umuarama
- Londrina: Boulevard Shopping Londrina
No total, serão 20 unidades em todo o estado, com a expectativa de realizar até 7 milhões de atendimentos por ano. Os locais terão horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com estruturas modernas, acessíveis e padronizadas. O objetivo é oferecer um serviço mais eficiente e acolhedor.
O cronograma de implantação
A instalação das unidades será dividida em três fases:
- Fase 1: Curitiba (Shopping Estação e Pinheirinho), Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Umuarama.
- Fase 2: Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Curitiba (Boa Vista), Guarapuava e Paranaguá.
- Fase 3: Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais e Toledo.
O projeto, que se inspira em modelos de sucesso de outros estados e países, vai reunir diversos serviços públicos, como emissão de documentos, licenças e alvarás, em um único local. A gestão e operação do novo modelo serão realizadas pelo Consórcio CIX Experience Paraná, vencedor da licitação.
A previsão é que o Poupatempo Paraná gere uma economia superior a R$ 2 bilhões para o governo estadual durante o contrato de cinco anos, com o custo por atendimento reduzido em quase 70%.