Fim de semana com clima dividido no Paraná: calor no Noroeste e frio com garoa na Serra do Mar

Repórter Jota Silva

O Paraná terá um fim de semana de contrastes climáticos, com cada região enfrentando um cenário diferente, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Enquanto o Noroeste se prepara para o calor e a baixa umidade, o Leste do estado terá tempo nublado e temperaturas mais baixas.

Calor de verão no Noroeste

O Noroeste paranaense viverá dias quentes, com temperaturas se elevando rapidamente. Cidades como Maringá e Londrina terão máximas em torno de 30°C, enquanto Paranavaí, Umuarama e Querência do Norte podem chegar a 32°C.

Apesar do calor, a umidade relativa do ar será baixa, variando entre 30% e 40% nas tardes. Essa condição, comum no inverno, é um “veranico”, como explica o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen.

Leste e Serra do Mar com tempo fechado

Na outra ponta do estado, as regiões Leste e Litoral terão um fim de semana com céu encoberto. A Capital e a faixa litorânea terão temperaturas mais amenas, com máximas em torno de 15°C e 18°C, respectivamente.

A umidade vinda do oceano pode causar garoa ocasional até domingo, quando o sol deve voltar a aparecer. A sensação térmica será ainda mais fria devido aos ventos, que, segundo Jacobsen, podem “incomodar e deixar o índice de frio um pouco mais acentuado”.

Centro-Sul e Oeste: grande variação de temperatura

As regiões do Centro-Sul e Oeste terão manhãs frias com nevoeiro, mas as tardes serão quentes e ensolaradas. A grande diferença entre a temperatura mínima e máxima, a chamada amplitude térmica, será o destaque. Em Laranjeiras do Sul, por exemplo, a temperatura pode chegar a 25°C no domingo. Já em Guaíra, a variação irá de 9,1°C na sexta-feira para 29°C no domingo.

No início da próxima semana, a tendência é de elevação de temperatura em todo o estado, com a aproximação de uma frente fria que poderá trazer uma leve queda no meio da semana.

Compartilhe este artigo