Haddad critica sanções dos EUA, acusa Trump de opressor e diz que o “Brasil é um país mais democrático” que os Estados Unidos

Repórter Jota Silva
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad ataca EUA

Após a assinatura de um pacote de medidas que libera R$ 30 bilhões em crédito para o setor produtivo, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, gerou polêmica ao declarar que “o Brasil é um país democrático e soberano”. A afirmação, feita no Palácio do Planalto, está alinhada a uma crítica sobre sanções que, segundo ele, o Brasil estaria sofrendo por ser “mais democrático que o agressor“.

Haddad classificou a retaliação como “injustificável do ponto de vista político e econômico”. O ministro também afirmou que o atual governo não persegue adversários nem a imprensa.

Reações de Políticos e Comentaristas

A declaração provocou respostas de políticos e influenciadores de oposição, que criticaram o ministro em diversas frentes:

  • O deputado federal General Pazuello, que foi Ministro da Saúde no governo Bolsonaro, acusou Haddad de politizar a questão,ando de lado suas funções técnicas. Pazuello afirmou que o ministro estaria, de forma oportunista, alinhando-se ao presidente em um “discurso de palanque contra a direita e contra os Estados Unidos da América”, concluindo que “nunca se tratou de soberania”.
  • A 1ª Secretária da Mulher de São Paulo, Sonaira Fernandes, criticou a postura do ministro, comentando que a fala de Haddad contra os EUA pode “piorar ainda mais a situação”. Ela resumiu a crítica com a frase: “Esse governo dá um tiro no pé atrás do outro. É inacreditável!”.
  • O comentarista Paulo de Tarso reagiu à fala de Haddad sobre a não perseguição de adversários e imprensa, classificando a afirmação como “CARA DE PAU!!!”.
  • O Deputado Rodrigo questionou a realidade descrita por Haddad. Em uma postagem, ele confrontou a declaração do ministro, perguntando: “Qual Brasil ele vive?”. Ele afirma que o país “enfrenta censuras e perseguições políticas todos os dias!!!”.

Repercussão na rede social X

Compartilhe este artigo