Morre Miguel Uribe, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, após ataque a tiros

Repórter Jota Silva
Miguel Uribe

O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, morreu nesta segunda-feira (11) em Bogotá, após passar mais de dois meses internado. Ele foi baleado em 7 de junho, durante um ato político.

Membro do partido de direita Centro Democrático, Uribe foi atacado por um adolescente de 15 anos no bairro Modelia, em Bogotá. O atentado, que também feriu outras três pessoas, ocorreu enquanto ele fazia sua campanha para a presidência, a qual havia lançado em março.

Após o ataque, Uribe foi levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Santa Fé. Embora tivesse apresentado sinais de recuperação, seu quadro clínico piorou nos últimos dias devido a uma hemorragia no sistema nervoso central. A morte foi confirmada por sua esposa, María Claudia Tarazona, em uma emocionante mensagem nas redes sociais.

O político vinha de uma família com tradição na política colombiana — seu avô, Julio César Turbay, foi presidente do país. Formado em Direito e com mestrado em Harvard, Miguel Uribe era conhecido por ser um forte opositor ao atual presidente Gustavo Petro, defendendo uma política de segurança mais rígida. O ex-presidente Iván Duque, líder de seu partido, lamentou a morte, chamando-o de “uma promessa da Colômbia”.

Compartilhe este artigo