O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, morreu nesta segunda-feira (11) em Bogotá, após passar mais de dois meses internado. Ele foi baleado em 7 de junho, durante um ato político.
Membro do partido de direita Centro Democrático, Uribe foi atacado por um adolescente de 15 anos no bairro Modelia, em Bogotá. O atentado, que também feriu outras três pessoas, ocorreu enquanto ele fazia sua campanha para a presidência, a qual havia lançado em março.
Após o ataque, Uribe foi levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Santa Fé. Embora tivesse apresentado sinais de recuperação, seu quadro clínico piorou nos últimos dias devido a uma hemorragia no sistema nervoso central. A morte foi confirmada por sua esposa, María Claudia Tarazona, em uma emocionante mensagem nas redes sociais.
O político vinha de uma família com tradição na política colombiana — seu avô, Julio César Turbay, foi presidente do país. Formado em Direito e com mestrado em Harvard, Miguel Uribe era conhecido por ser um forte opositor ao atual presidente Gustavo Petro, defendendo uma política de segurança mais rígida. O ex-presidente Iván Duque, líder de seu partido, lamentou a morte, chamando-o de “uma promessa da Colômbia”.
🚨 Miguel Uribe Turbay , QDEP :
Porque han informado que el candidato a la presidencia de Colombia ha fallecido tras luchar por su vida después de haber recibido dos tiros en la cabeza.
☠️
Su ejecutor, un niño de 15 años, mal pagado para cometer un crimen.
🤡
Vuela alto.
🕊️🕊️🕊️… pic.twitter.com/Zp7rilRQiR
— Porque es tendencia en México (@XQestendenciaMX) June 17, 2025
O GLOBO não fala que Uribe era de direita, tampouco que o assassino é de esquerda. Há só essa pérola aqui: "Durante um ato de campanha em um bairro popular de Bogotá, o político de 39 anos foi atingido por tiros disparados supostamente por um criminoso de 15 anos".…
— Rodrigo Constantino (@Rconstantino) August 11, 2025
🚨URGENTE: Morre Miguel Uribe, pré-candidato da direita à Presidência da Colômbia, baleado durante discurso. É assim que a esquerda age em todo o mundo! pic.twitter.com/KjZ0nhCrN1
— Jeffrey Chiquini (@JeffreyChiquini) August 11, 2025
DESCANSA EN PAZ CAMPEÓN 😭😭
Miguel Uribe, perdió la vida tras sobrevivir dos meses a un vil atentado. SUMEN ESTO A LA GESTIÓN DEL GOBIERNO PETRO. No dejemos que regresen al poder esos malditos quienes quieren el poder con violencia y muerte.
ODIO A LA IZQUIERDA 🤬 pic.twitter.com/RcJzi5LYjT
— Adriana Martinez (@AdrianaVeterin) August 11, 2025
¡Guerra o muerte!
Hoy, tras dos meses de luchar por su vida luego de un atentado sicarial, Miguel Uribe murió.
¿Van entendiendo como es la izquierda? pic.twitter.com/fkco61vhec
— Adriana Martinez (@AdrianaVeterin) August 11, 2025
Falleció Miguel Uribe Turbay, líder de la derecha colombiana, tras dos meses internado.
Así había sido baleado por un infiltrado en su último mitin de campaña (imágenes sensibles que dimensionan la locura): pic.twitter.com/GyRGsDAP21
— Los Herederos de Alberdi (@LHDA16) August 11, 2025