A Prefeitura recebeu nesta quinta, 7, e sexta-feira, 8, a comitiva de Leiria, cidade-irmã de Maringá. Durante a agenda oficial, o grupo visitou pontos turísticos da cidade, participou de encontros institucionais e do lançamento do Festival Medieval de Maringá, que ocorrerá em novembro de 2026.
Entre os representantes da comitiva está a vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria e vereadora de Educação e Cultura, Anabela Graça, o vereador da Câmara Municipal de Leiria, Álvaro Madureira, o presidente da Junta da União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista, Mário Rodrigues, e o empresário Antônio Silvestre, maior produtor de uvas de mesa de Portugal.
Durante a passagem por Maringá, a comitiva conheceu diversos pontos da cidade, a Avenida Cidade de Leiria, que homenageia a cidade-irmã, a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, o Parque do Japão, o Teatro Calil Haddad, a Paróquia Cristo Ressuscitado, o Bosque das Grevíleas e o Museu Histórico Casa do Pioneiro, na UniCesumar. além do local onde será implantado o Parque Português, na região do Eurogarden. A comitiva também prestigiou as ações desenvolvidas pela Secretaria de Esportes na Vila Olímpica.
Na noite desta quinta-feira, 7, a comitiva também participou do evento de lançamento do 1º Festival Medieval de Maringá, que ocorrerá em novembro de 2026. O evento de lançamento teve organização da Associação Cultural Lirius, empresas e sociedade civil. Durante o evento, foi realizada a assinatura da portaria que nomeou os integrantes da comissão organizadora, que terá participação da sociedade civil e conselhos municipais.
A vice-presidente da Câmara de Leiria, Anabela Graça, destacou a importância da parceria com Maringá, firmada desde 1982. “As visitas entre as cidades fortalecem os laços culturais e a troca de experiências, porque trazemos para Maringá um pouco de Leiria, assim como a comitiva de Maringá levou muito até Leiria. Foi um estreitamento da nossa identidade, mas acima de tudo um encontro de amizade entre países e entre comunidades”, afirma Anabela.
O prefeito Silvio Barros destacou que a relação entre as cidades-irmãs vem sendo consolidada com trocas de ideias e negócios. “Diversos negócios já estão sendo desenvolvidos entre os empresários de Leiria e os empresários de Maringá”, destacou. Ele também lembrou do projeto de implantação do Parque Português. “A vice-presidente da Câmara de Leiria nos trouxe a notícia de que já foi identificado o arquiteto que fará o projeto do Parque Português. Rui Marcos é um arquiteto muito conhecido e renomado em Portugal”, disse o prefeito Silvio Barros.
O vereador de Leiria, Álvaro Madureira, destacou a admiração por Maringá. “Maringá é uma cidade verde, amiga do meio ambiente, segura, harmoniosa e voltada para o futuro. Levo comigo uma visão extraordinária de Maringá e farei tudo que estiver ao meu alcance para fortalecer ainda mais essa irmandade”, afirmou.
O empresário e presidente da Junta da União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista, Mário Rodrigues, também demonstrou administração pela Cidade Canção. “Estou encantado com Maringá. Uma cidade verde, rica e viva. Confesso que é uma das cidade mais belas que visitei”, afirmou.
O empresário português Antônio Silvestre, que fez parte da comitiva, morou em Maringá de 1975 a 1999. “A dinâmica que nós temos na cidade de Maringá é fantástica e penso que também é importante o intercâmbio de conhecimento empresarial e o uso estratégico da posição de Portugal na União Europeia para ampliar a conexão entre Brasil e Europa”, afirmou.
Fotos:







