A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, e a Câmara Técnica de Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) estão com inscrições abertas para a edição 2025 do ‘Concurso Práticas que Transformam’. A iniciativa, que valoriza projetos que transformam a educação, vai premiar práticas desenvolvidas em instituições da Educação Básica por gestores escolares, professores, educadores e servidores administrativos e operacionais com ações de destaque no ambiente escolar.
As inscrições estão abertas até 25 de agosto e podem ser feitas no site do concurso (clique aqui para acessar). Poderão inscrever projetos profissionais das unidades da rede municipal de ensino de Maringá, instituições de ensino públicas e privadas dos municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e instituições de educação especial e ensino profissionalizante, vinculadas à organização sociais, esferas governamentais ou iniciativas privadas. Clique aqui e confira o regulamento da premiação.
Para a secretária de Educação, Adriana Palmieri, o concurso tem papel fundamental para a valorização de iniciativas que transformam a aprendizagem, além de revelar práticas exitosas desenvolvidas no ambiente escolar. “O ‘Práticas que Transformam’ é uma oportunidade de reconhecimento da atuação dos profissionais da educação, mas também permite que os próprios profissionais e a sociedade conheçam boas práticas pedagógicas que fazem a diferença na educação”, diz.
Os projetos inscritos poderão estar relacionados ao atendimento de uma turma, de um grupo de alunos, ou mesmo da escola como um todo. Os projetos devem estar dentro de uma das modalidades de inscrição – educação infantil; anos iniciais do ensino fundamental; anos finais do ensino fundamental; e ensino médio e ensino profissionalizante – e dentro de um dos eixos temáticos: Práticas inovadoras nos Ensino dos Componentes Curriculares; Práticas inovadoras em Educação Empreendedora e Financeira; e Práticas inovadoras em Educação Especial e Inclusiva.
“Para o concurso deste ano, implantamos novos eixos e modalidades para avaliarmos cada projeto dentro do segmento específico. Os projetos inscritos vão concorrer entre iniciativas desenvolvidas na mesma modalidade educacional, o que valoriza o trabalho e garante uma análise mais justa”, afirmou o presidente da Câmara Técnica de Educação do Codem, Guaracy Silva. A premiação também foi ampliada e passa a ser no valor de R$ 2,5 mil para os projetos premiados em cada categoria.
A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá em 16 de outubro, às 19h30, no Teatro Calil Haddad.