Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestaram neste domingo (3) em diversas cidades do país, em protestos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas também em agradecimento ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump por sancionar a Lei Magnitsky contra Moraes por ataque aos direitos humanos. A mobilização, que ocorreu em pelo menos 20 capitais e outras cidades, foi convocada com o slogan “Reaja, Brasil”.
O principal ato aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo, organizado pelo pastor Silas Malafaia. Foi o oitavo evento nacional dos patriotas da direita em apoio ao ex-presidente desde o fim do mandato de Bolsonaro em 2022, e o primeiro sem a presença do ex-presidente, que cumpre medidas cautelares e está proibido de sair de casa nos finais de semana. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Belém (PA), enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador Cláudio Castro (PL) participaram da manifestação no Rio de Janeiro.
Além de críticas ao STF e a Lula, os manifestantes exibiram faixas com frases em inglês, como “Leave Bolsonaro alone” (deixem Bolsonaro em paz) e “Thank you, Trump” (obrigado, Trump), em referência às recentes sanções impostas pelos Estados Unidos a Alexandre de Moraes, baseadas na Lei Magnitsky.
Os protestos também pediram anistia para os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro. A adesão ficou abaixo do esperado em algumas cidades, e a ausência de Bolsonaro foi contornada pela estratégia de dar destaque a lideranças regionais, como parlamentares e governadores.
As manifestações acontecem poucos dias depois que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou sanções (Lei Magnitsky) a Alexandre de Moraes. O ministro do STF reagiu, acusando o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de “traição à pátria” por ter incentivado a medida.
Reaja, Brasi na rede social X
FORA LULA E MORAES
03.08.25 – Av. Paulista – SP pic.twitter.com/VXVD7hNygg
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) August 3, 2025
Hoje, 03 de agosto, uma multidão na Paulista 🇧🇷
REAJA, BRASIL! pic.twitter.com/9qi0UMvKHk
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) August 3, 2025
SALVADOR DANDO SHOW , REAJA BRASIL ❤️🇧🇷 pic.twitter.com/iH7ckOPWBF
— Katia Matos (@crismonteiro687) August 3, 2025
REAJA, BRASIL! CHEGOU A HORA! 🇧🇷 pic.twitter.com/lMH2vRgZTj
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) August 3, 2025
"Reaja, Brasil! Nós não temos medo!!!".
Porto Alegre, 3 de agosto de 2025. pic.twitter.com/mcHmZAgw2H
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) August 3, 2025
NOSSA FORTALEZA É DA JUSTIÇA E LIBERDADE.PARABÉNS CEARENSES! CONTINUEMOS#anistiaaospresospoliticos#impeachmentmoraes
Pense numa manifestação “Pai d’égua” também na capital cearense ! Acabo de participar do Movimento REAJA BRASIL em Fortaleza! Assim como em todo o País, desde… pic.twitter.com/T4zJVeF9oV
— Eduardo Girão (@EduGiraoOficial) August 3, 2025
BRASIL NA RUA
BH PRESENTE
REAJA BRASIL pic.twitter.com/RVUO7FCqxv
— TeAtualizei 🇧🇷👊🏻❤️ (@taoquei1) August 3, 2025
BH mandou o recado!
Brasil nas ruas. 03/08/25
FORAMORAES
REAJA BRASIL 🇧🇷 pic.twitter.com/H5hfvmnzv9
— Jakelyne Loiola (@Jakelyneloiola_) August 3, 2025
FORA LULA E MORAES
03.08.25 – RECIFE-PE pic.twitter.com/r4absfpv60
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) August 3, 2025
FORA LULA E MORAES – AV. PAULISTA
O BRASIL NA RUA pic.twitter.com/g3Uqtktrbz
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) August 3, 2025
