A Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) 2025 terá espaços para exposições de autores independentes, lançamentos literários, ilustradores e estandes voltados ao comércio livreiro. Os quatro chamamentos já estão abertos e as inscrições podem ser feitas por meio da plataforma Maringá Cultura. A Flim 2025, promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, será realizada de 8 a 12 de outubro, na Travessa Jorge Amado, Zona 7.
Com foco na inclusão e no incentivo à leitura, durante a Flim 2025 também serão distribuídos vale-livros para alunos da rede municipal de ensino e para idosos assistidos pela rede de Assistência Social do município.
“A Flim tem o compromisso de ampliar o acesso à leitura e fomentar o mercado literário local e nacional. Os chamamentos fortalecem a participação de editoras e livreiros e contribui para a democratização do livro, especialmente entre crianças e idosos, dois públicos prioritários nas nossas políticas culturais”, destaca o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.
Estandes – As inscrições para o edital nº 07/2025, para uso dos estandes voltados ao comércio livreiro, seguem abertas até às 14h do dia 5 de agosto, às 14h (acesse o edital aqui).
Por meio de edital, a Prefeitura disponibilizou estandes em quatro formatos, totalizando R$ 45 mil em patrocínios. São 16 estandes de 9 m², 14 estandes de 12 m², 4 estandes de 16 m² e 4 estandes de 20 m².
Autores independentes, lançamentos literários e ilustradores – As inscrições para o edital nº 008/2025, destinado a autores independentes, lançamentos literários e ilustradores, devem ser feitas até às 14h do dia 6 de agosto (acesse o edital aqui).
Poderão participar do evento autores independentes com obras publicadas por pequenas editoras, em formato digital, zines ou videopoemas. Os selecionados poderão expor, vender e apresentar seus trabalhos. O edital prioriza escritores do Paraná.
Também serão selecionadas até 15 obras publicadas em 2024 e 2025 para os lançamentos literários, contemplando diversos gêneros e formatos. Cada autor terá até uma hora para apresentar o livro e realizar sessão de autógrafos durante a Flim 2025.
Os ilustradores, quadrinistas, chargistas, mangakas e narradores gráficos selecionados também terão um dia para expor obras, interagir com o público e realizar sessões de autógrafos.