Maringá, Paraná

Para fomentar o comércio local, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), o Sebrae/PR e o Núcleo de Inteligência do Comércio (NIC), realizam na quinta-feira, 31, o lançamento do Programa InovaLoja. O evento será realizado na sede da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), no piso superior do Terminal Urbano, às 18h30. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio de formulário online (acesse aqui).

No lançamento do Programa, os lojistas poderão conferir a palestra “Transforme sua loja num polo de atração na região central de Maringá”, que será ministrada pelo especialista em varejo e em estratégia de vendas, Leandro Branquinho. Além de tendências do setor, serão apresentadas técnicas de vendas e orientações sobre como estimular compras locais.

O objetivo do Programa InovaLoja é viabilizar uma dinâmica comercial mais atrativa e eficiente e atender de forma eficaz as necessidades e expectativas do consumidor. “O comércio local é uma força viva da economia de Maringá. Ao promovermos a inovação e a profissionalização dos empreendedores, investimos na geração de emprego e renda, além de aumentar a competitividade da nossa cidade. A ação começará com lojistas do centro da cidade e, posteriormente, vamos expandir para demais regiões”, afirma a secretária de Aceleração Econômica e Turismo, Isolene Niedermeyer.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Erica Sanches, a expectativa é que cerca de 300 empreendedores de lojas e do segmento gastronômico, sejam impactados com o programa. “Além do evento inicial, com conteúdo para ser colocado em prática, serão realizadas palestras, workshops e outras orientações que ajudam os comerciantes a inovar, diante de um cenário em constante mudança, com novas possibilidades e consumidores exigentes”, explica.

Além das capacitações, lojas que passarem por um processo de seleção terão acesso gratuito a diagnóstico de gestão, cliente oculto, consultorias especializadas em finanças, marketing, recursos humanos, presença digital e irão praticar Live Shops, além de serem acompanhados com indicadores de desempenho e plano de ação para melhorias. Os detalhes serão apresentados no evento de lançamento.

Michele Carraschi, lojista e presidente do Núcleo de Inteligência do Comércio (NIC), que reúne empresas do comércio e fomenta a inovação no setor, destaca a oportunidade como inédita. “A inovação é uma demanda apresentada pelos lojistas. O Programa InovaLoja é uma chance de se atualizar, tomar decisões mais inteligentes e transformar a loja em um modelo de inovação e crescimento”, comenta.

Maringá possui 15.604 micro e pequenas empresas ativas no comércio, responsáveis por 44.775 empregos formais, segundo a Receita Federal. O programa começará por lojas e empreendimentos do Centro da cidade e, nas próximas edições, serão atendidas lojas de bairros do município.

Compartilhe este artigo