O ex-presidente Donald Trump foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica (IVC) após passar por exames médicos devido a pernas inchadas e hematomas nas mãos. A informação foi divulgada na quinta-feira pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.
Segundo Leavitt, Trump notou um “leve inchaço na parte inferior das pernas”, o que levou a equipe médica da Casa Branca a avaliá-lo. Os exames, incluindo ultrassonografias Doppler, confirmaram a IVC (chronic venous insufficiency), uma condição comum, especialmente em indivíduos com mais de 70 anos, onde o fluxo sanguíneo nas veias das pernas não é adequado, causando inchaço.
“O presidente passou por um exame abrangente, incluindo estudos vasculares diagnósticos… e revelaram insuficiência venosa crônica, uma condição benigna e comum”, afirmou Leavitt em coletiva de imprensa. Ela acrescentou que não houve evidências de trombose venosa profunda ou doença arterial, e que um ecocardiograma mostrou estrutura e função cardíaca normais, com todos os resultados dos testes “dentro dos limites normais”.
Leavitt também abordou as fotos que circulavam online mostrando pequenos hematomas nas mãos do ex-presidente, atribuindo-os a “pequenas irritações nos tecidos moles causadas por apertos de mão frequentes e pelo uso de aspirina”.
Embora a IVC possa ser desconfortável, a secretária de imprensa garantiu que Trump não sente nenhum desconforto e continua “com excelente saúde”, trabalhando “dia e noite”. O médico do presidente, Sean Barbabella, que realizou o exame físico anual de Trump em abril, divulgou um memorando sobre as atualizações de saúde, mas sem detalhes adicionais.
Donald Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica; “Condição benigna”, diz Casa Branca. pic.twitter.com/IQVMN915Ot
— Jakelyne Loiola (@Jakelyneloiola_) July 17, 2025

